Que tal ler mais um texto de divulgação científica? Afinal, aprender nunca é demais!

Por que temos que tomar banho?

Saiba que a responsável por essa exigência é a sua pele

Por: Adriana Bonomo e José Marcos Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Chegou a hora de saber por que você, que faz de tudo para se manter limpinho, é obrigado a tomar, todos os dias, aquela boa chuveirada. A responsável por essa exigência, anote, não é a sua mãe, é a sua pele, a barreira natural à entrada de microrganismos no corpo.

Há na pele as células que formam a epiderme (a camada mais externa da pele, essa que tocamos), que é como um tecido mesmo, como o de nossas roupas. Sobre as células da epiderme há uma camada de queratina, uma proteína que não deixa passar água para o lado de dentro. Além disto, ainda temos os poros – os pequeninos orifícios por onde sai o suor – e as glândulas sebáceas, que acompanham os pelos que recobrem toda a superfície do corpo, exceto a palma da mão e a sola dos pés. Todos os dias nossa pele é renovada, mandando embora algumas células mortas misturadas com queratina e formando um tecido novinho em folha.

Uma coisa que nem todo mundo sabe é que sobre a nossa pele e mucosas – mucosa é a pele fininha e úmida, como a da boca e a do interior do nariz – existem bactérias chamadas comensais, isto é, bactérias que convivem conosco sem necessariamente causar doença. Elas têm uma função importante: não permitir que outros microrganismos mais perigosos à saúde se estabeleçam na pele e mucosas. Se as comensais não estiverem presentes em número adequado, o equilíbrio entre a proteção e agressão é rompido e podemos adoecer.

Mãos à água!

Elas entram em contato com muitas coisas e podem levar micro-organismos nocivos para a boca, os olhos e outras partes do corpo. Por isso, as mãos pedem atenção especial. Devem ser lavadas antes das refeições, depois de ir ao banheiro e sempre que tiverem contato com sujeira. A pele da palma das mãos é diferente da do restante do corpo e pode ser lavada mais vezes.

Se deixarmos que os resíduos naturais da pele se acumulem (suor, sebo, células mortas), as bactérias comensais podem se multiplicar de forma descontrolada e danificar a pele, além de abrir espaço para outras bactérias mais nocivas. Desta forma, abrem-se feridas na nossa pele, permitindo a entrada de micro-organismos indesejados em nosso corpo.

Logo, tomar banho não é só para ficar cheiroso. Mas se você estiver cheirando mal significa que muitas bactérias e restos de pele se acumularam. A saída é procurar o chuveiro mais próximo.

Quando tomamos banho, removemos os resíduos naturais acumulados e o equilíbrio entre as comensais e a pele é mantido. Mas, cuidado! O banho em excesso pode matar as bactérias comensais, e isso não é nada bom. Lembre-se de que as comensais são importantes na defesa contra outros microrganismos, mas elas mesmas podem causar doenças quando em número excessivo. Basta um pouco de sabonete comum e água para limpar a pele e manter as bactérias que nos protegem no número certo.

E aí, está precisando de uma chuveirada?!

BONOMO, Adriana; CUNHA, José Marcos. O portal dos curiosos – Ciências de amanhã... Disponível em: <http://cienciasdeamanha.webnode.com.br/news/por-que-temos-que-tomar-banho-/>. Acesso em: 29 dez. 2017.

1. O texto que você acabou de ler foi publicado, inicialmente, na revista Ciência Hoje Criança, e tem como título uma pergunta. O questionamento feito no título foi respondido ao longo do texto? Explique a sua resposta.

Sim, o questionamento feito no título foi respondido ao longo do texto, quando os autores explicaram os reais motivos de termos de tomar banho, apresentando questões científicas que comprovam essa necessidade.

2. Por que motivo, segundo o texto, o cuidado com a higiene das mãos merece atenção especial? Comente.

Segundo as informações do texto, nossas mãos merecem cuidado especial porque elas entram em contato com muitas coisas e, assim, podem levar microrganismos nocivos para a boca, para os olhos e para outras partes do corpo.

3. Qual foi a explicação científica dada para o fato de termos de tomar banho? Responda a essa pergunta, com base na leitura do texto como um todo.

Sugestão de resposta: Essa necessidade acontece em função da nossa pele, que todos os dias é renovada, mandando embora algumas células mortas misturadas com queratina e formando um tecido renovada, mandando embora algumas células mortas misturadas com queratina e formando um tecido novo. Sobre a nossa pele e mucosas existem bactérias chamadas comensais, isto é, bactérias que no o. Sobre a nossa pele e mucosas existem bactérias chamadas comensais, isto é, bactérias que convivem conosco sem necessariamente causarem doença, as quais têm uma função importante: não convivem conosco sem necessariamente causarem doença, as quais têm uma função importante: não permitir que outros microrganismos mais perigosos à saúde se estabeleçam nesse ambiente. Se as permitir que outros microrganismos mais perigosos à saúde se estabeleçam nesse ambiente. Se as comensais não estiverem presentes em número adequado, o equilíbrio entre proteção e agressão é comensais não estiverem presentes em número adequado, o equilíbrio entre proteção e agressão é rompido e podemos adoecer. Se deixarmos que os resíduos naturais da pele se acumulem (suor, sebo, rompido e podemos adoecer. Se deixarmos que os resíduos naturais da pele se acumulem (suor, sebo, células mortas), as bactérias comensais podem se multiplicar de forma descontrolada e danificar a pele, além de abrir espaço para outras bactérias mais nocivas. Dessa forma, abrem-se feridas em nossa pele, permitindo a entrada de microrganismos indesejados em nosso corpo. Portanto, tomar banho não é só para ficar cheiroso, mas serve para eliminar bactérias e restos de pele que se acumularam.

4. Releia o trecho transcrito a seguir e, depois, explique, com suas palavras, o que ele está afirmando.

Quando tomamos banho, removemos os resíduos naturais acumulados e o equilíbrio entre as comensais e a pele é mantido.

Esse trecho afirma que, quando tomamos banho, os resíduos naturais acumulados em nossa pele são eliminados. Dessa forma, as bactérias comensais, aquelas que convivem conosco sem causar doenças, passam a conviver de forma harmônica com a nossa pele, e o cheiro inconveniente deixa de existir.

5. Resolva o que se pede.

a) Localize no texto uma definição.

Sugestão de resposta: Pele, barreira natural contra a entrada de microrganismos no corpo; Epiderme, camada mais externa da pele; Mucosa, pele fi ninha e úmida, entre outros.

b) Localize no texto uma comparação.

“Há na pele as células que formam a epiderme (a camada mais externa da pele, essa que tocamos), que é como um tecido mesmo, como o de nossas roupas.”

c) Qual é o suporte do texto lido?

O suporte é o site O portal dos curiosos – Ciências de amanhã.

d) Qual é a finalidade do texto analisado?

A finalidade é passar uma informação científica a respeito de um assunto.

e) Qual é o público-alvo desse gênero textual?

Crianças de uma forma geral, os leitores da revista Ciência Hoje Criança e aqueles que navegam no site O portal dos curiosos – Ciências de amanhã.

Post a Comment