Leia o texto a seguir e resolva as questões propostas.

Pronomes

Antes de apresentar o Carlinhos para a turma, Carolina pediu:

— Me faz um favor?

— O quê?

— Você não vai ficar chateado?

— O que é?

— Não fala tão certo?

— Como assim?

— Você fala certo demais. Fica esquisito.

— Por quê?

— É que a turma repara. Sei lá, parece...

— Soberba?

— Olha aí, “soberba”. Se você falar “soberba” ninguém vai saber o que é. Não fala “soberba”. Nem “todavia”. Nem “outrossim”. E cuidado com os pronomes.

— Os pronomes? Não posso usá-los corretamente?

— Está vendo? Usar eles. Usar eles!

O Carlinhos ficou tão chateado que, junto com a turma, não falou nem certo nem errado. Não falou nada. Até comentaram: Anotações

— Ô, Carol, teu namorado é mudo?

Ele ia dizer “Não, é que, falando, sentir-me-ia vexado”, mas se conteve a tempo. Depois, quando estavam sozinhos, a Carolina agradeceu, com aquela voz que ele gostava:

— Comigo você pode botar os pronomes onde quiser, Carlinhos.

Aquela voz de cobertura de caramelo.

VERISSIMO, Luis Fernando. “Contos de verão”. O Estado de S. Paulo, 16 jan. 2000.

👉🏻Fique ligado, este Blog tem um BANCO DE QUESTÕES DE MOVIMENTOS LITERÁRIOS 👈🏻 


a) A crônica de Luis Fernando Verissimo aborda, de forma bem-humorada, uma questão bastante peculiar da língua portuguesa: o uso da norma-padrão na oralidade. Qual é o contexto apresentado em relação a essa questão?

No contexto, o personagem Carlinhos, namorado de Carolina, é impedido de usar a norma-padrão na oralidade, diante dos amigos da namorada.

b) Por que Carolina pede ao namorado que não fale de forma tão correta diante dos amigos dela?

Carolina faz esse pedido ao namorado porque os amigos dela não estão acostumados a usar a norma-padrão em seu cotidiano, por isso podem estranhar e até considerar Carlinhos esquisito e pedante. Carolina quer que seu namorado se enturme.

c) O que o narrador quis dizer com a expressão “Aquela voz de cobertura de caramelo”? E o que essa afirmação representa nesse contexto?

Ao dizer que Carolina agradeceu o comportamento do namorado com “voz de cobertura de caramelo”, o narrador afirma que, com doçura e com carinho, Carolina conseguia tudo. Diante da situação apresentada, significa que, mesmo sendo um pedido inusitado e até um pouco absurdo, tudo se resolveria e o casal ficaria bem.

d) No período “Me faz um favor?”, a colocação pronominal está adequada às normas gramaticais? Justifique sua resposta.

A colocação pronominal não está correta. Segundo as normas gramaticais, não se deve iniciar uma frase com o pronome oblíquo. No contexto da norma-padrão, o correto seria “Faz-me um favor?”.

e) No excerto “Não, é que, falando, sentir-me-ia vexado”, qual é o caso de colocação pronominal apresentado? O que justifica esse uso?

Trata-se de uma mesóclise, pronome oblíquo colocado no meio do verbo, que é justificada em função de o verbo estar no futuro do pretérito (sentiria).

f) Releia este trecho do texto:

— Os pronomes? Não posso usá-los corretamente?

• O pronome os, usado no segundo período, é um pronome substantivo ou adjetivo? Explique a sua resposta.

Nesse contexto, o pronome os, representado na forma los, é um pronome substantivo, pois ele substitui o vocábulo pronomes apresentado no primeiro período.

• E por que o pronome os foi apresentado na forma los? Justifique sua resposta.

Ele foi apresentado dessa forma porque está associado a um verbo terminado em -r (usar).

Post a Comment