10 Questões sobre Realismo e Naturalismo com Gabarito - X 



1. (UMC-SP) Sobre o Realismo pode-se afirmar:

I. Realismo e o Naturalismo são introduzidos em 1881 com as obras Memórias póstumas de Brás Cubas e O mulato.

II. No Realismo há predomínio da vida concreta e exterior sobre a vida interior e abstrata.

III. melhor da produção realista está na poesia.

A) São corretas as afirmações II e III.
B) Apenas a afirmação II é correta.
C) As três afirmações são corretas.
D) São corretas as afirmações I e II.
E) As três afirmações são incorretas.


(FUVEST-SP) As questões 2 e 3 referem-se ao seguinte texto.

"Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de Dª Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginaria que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: – Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."


2. (FUVEST-SP) Trata-se do trecho final de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Levando isso em consideração, examine a expressão "ao chegar a este outro lado do mistério". Com ela, o narrador:

A) refere-se ao mistério da semidemência do Quincas Borba, cuja causa nunca pôde compreender.
B) alude ao fato de não ter conseguido tornar-se ministro, embora tivesse condições para tanto.
C) alude ao próprio passado, pois só agora percebe como a sua vida foi inútil e negativa.
D) refere-se ao mistério da morte, pelo qual ele já passou.
E) refere-se ao mistério do casamento e da paternidade, que ele não conheceu.


3. (FUVEST-SP) O texto evidencia, com clareza, pelo menos uma das características principais de Machado de Assis:

A) pessimismo ingênuo dos escritores realistas e naturalistas do século XIX.
B) a linguagem rebuscada, de tal modo ambígua, que quase prejudica a compreensão do sentido.
C) um pessimismo irônico, disfarçado sob a aparência de conformidade indiferente.
D) gosto pela frase lapidar, carregada de expressões inusitadas.
E) a capacidade de sintetizar, em apenas um parágrafo, todo o enredo do romance.


4. (CEETEPS-SP) Leia, com atenção, o texto abaixo.

"Jerônimo levantou-se, quase que maquinalmente, e, seguido por Piedade, aproximou-se da grande roda que se formara em torno dos dois mulatos. Aí, de queixo grudado às costas das mãos contra uma cerca de jardim, permaneceu, sem tugir nem mugir, entregue de corpo e alma àquela cantiga sedutora e voluptuosa que o enleava e tolhia, como à robusta gameleira brava o cipó flexível, carinhoso e traiçoeiro.

E viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia. Surgir de ombros e braços nus, para dançar. A lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a com sua coma de prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam, cheios de uma graça irresistível, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente e muito de mulher."

Assinale a alternativa que identifica e caracteriza a obra de Aluísio Azevedo a que pertence o trecho lido.

A) É um trecho de O mulato em que o autor faz uma crítica violenta aos preconceitos sociais e à decadência dos costumes da burguesia.
B) Trata-se do romance O cortiço, que focaliza a vida de imigrantes e pequenos operários dividindo espaços num meio promíscuo e miserável.
C) refere-se a um trecho de O cortiço em que o autor faz um aprofundamento psicológico na análise das personagens que vivem numa habitação coletiva.
D) É um trecho de O mulato, considerado romance naturalista porque descreve sensualmente a mulata Rita Baiana com toda a sua força sedutora, fornecendo uma visão estática de uma situação apreendida fotograficamente em dado momento.
E) É um trecho do romance Casa de pensão em que o autor dá local à descrição do ambiente coletivo onde um provinciano é envolvido pelos ardis e ciladas da cidade grande.


5. (USF-SP) Machado de Assis, na sua obra de ficção narrativa:

A) começou romântico e como tal se manteve na idealização com que descreve as personagens de suas obras.
B) condenou o romantismo e introduziu no Brasil o realismo, que só trocou pelo naturalismo.
C) investigou com profundidade o homem universal, nas personagens cotidianas, indo além da crítica à sociedade.
D) centrou suas críticas na sociedade de sua época; por isso está hoje ultrapassado: o homem moderno não pode ver-se em suas personagens.
E) norteou-se pelos princípios do naturalismo, ressaltando sempre os fatores biológicos do comportamento humano.


6. (UFSCar-SP) O que sobressai na atividade criadora de Machado de Assis é:

A) a minuciosa busca de soluções aperfeiçoadoras, o que só se conseguiu após inúmeros e continuados exercícios.
B) a grande capacidade de inspiração, uma vez que a quantidade de romances que escreveu foi facilitada pela improvisação.
C) equilíbrio entre o improvisador, o inspirado e o artista, que é demonstrado pelas obras de valor desigual, que ocorrem no decorrer de sua produção literária.
D) a sinceridade com que manifesta, por linguagem desprovida de metáforas em cada romance que escreveu, as várias fases de sua biografia.
E) ter iniciado a carreira escrevendo romances realistas, convertendo-se, mais tarde, ao Naturalismo.


7. (AEEA-GO)

"Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo."

O autor desse trecho é:

A) Machado de Assis.
B) Oswald de Andrade.
C) José de Alencar.
D) Rachel de Queiroz.
E) n.d.a.


8. (UCP-PR) Capitu é uma das mais bem construídas personagens da literatura brasileira. Quem a criou e em que obra?

A) Machado de Assis, Dom Casmurro
B) José de Alencar, O guarani
C) Machado de Assis, O alienista
D) José de Alencar, Til
E) José de Alencar, Senhora


9. (UM-SP) Assinale a alternativa correta sobre o romance O Ateneu, de Raul Pompéia.

A) romance se realiza pelo processo memorialista do narrador, permeado por uma profunda visão crítica.
B) Trata-se de uma crônica de saudades, em que o narrador revela, a cada instante, vontade de voltar.
C) Ateneu representa uma apologia aos colégios internos como forma ideal para a formação do adolescente.
D) Apesar da tentativa de atingir um estilo realista, a obra mantém uma estrutura romântica aos moldes de José de Alencar.
E) Todas as personagens do romance buscam identificar-se com o diretor do Ateneu.


10. (UFPA) Os personagens realistas-naturalistas têm seus destinos marcados pelo determinismo. Identifica-se esse determinismo:

A) pela preocupação dos autores em criar personagens perfeitos, sem defeitos físicos ou morais.
B) pelas forças atávicas e/ou sociais que condicionam a conduta dessas criaturas.
C) por ser fruto, especificamente, da imaginação e da fantasia dos autores.
D) por se notar a preocupação dos autores de voltarem para o passado ou para o futuro ao criarem seus personagens.
E) por representarem a tentativa dos autores nacionais de reabilitar uma faculdade perdida do homem: o senso do mistério.


GABARITO:
  1. d
  2. d
  3. c
  4. c
  5. c
  6. a
  7. a
  8. a
  9. a
  10. b

Post a Comment