10 Questões sobre Realismo e Naturalismo com Gabarito - VII



1. (EU-BA) A respeito da ficção de Machado de Assis, pode-se afirmar que

A) se desenvolveu do Romantismo para o Naturalismo, consagrando-se sobretudo nas crônicas políticas e nos contos satíricos.
B) amadureceu sob a influência de José de Alencar, de quem tomou os temas e o estilo, tal como se vê em Quincas Borba.
C) é exemplo típico da literatura naturalista, sendo apenas superada pela obra-prima O Cortiço, de seu mestre Aluísio Azevedo.
D) representa a conquista da maturidade da literatura nacional a partir de Memórias Póstumas de Brás Cubas.
E) atingiu com Ressurreição e A mão e a luva o plano mais alto de nossa literatura de expressão realista.


2. (FCC-BA) Memórias Póstumas de Brás Cubas é considerado romance divisor de águas da obra machadiana porque, a partir dele, o autor

A) assume de vez a visão romântica da realidade, apenas esboçada nos romances da chamada primeira fase.
B) se insere na estética naturalista, ao denunciar as mazelas sociais, os casos patológicos e os aspectos mais repugnantes da sociedade.
C) procede a uma retificação da própria obra, através da voz de personagens por meio das quais renega os valores da primeira fase.
D) antecede as conquistas modernistas, com uma postura crítica diante da civilização industrial e uma atitude de denúncia das misérias do mundo rural.
E) desmitifica as idealizações românticas e assume uma visão crítica que, despindo as aparências que encobrem a realidade, busca as razões últimas das ações humanas.


3. (VUNESP)

"Óbito do autor

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo."

"Um Primo

Mamãe conversava muito com tia Gabriela porque elas eram viúvas. E o Pantico inquietava minha tranqüilidade com anos menos e carrinhos feitos para descidas ladeira amigo íntimo do copeiro arranjador de almanaques nas farmácias." 

Assinale a alternativa falsa:

A) os textos acima são narrados na primeira pessoa.
B) os textos acima caracterizam fases distintas de um mesmo autor, conforme se pode verificar pelos recursos estilísticos utilizados.
C) os autores dos textos acima são respectivamente Machado de Assis e Oswald de Andrade.
D) os textos acima constituem trechos dos romances Memórias Póstumas de Brás Cubas e Memórias Sentimentais de João Miramar.
E) os autores dos textos acima pertencem respectivamente aos períodos realista e modernista da prosa de ficção brasileira.


4. (FFCL-BA)

I. Os romances realistas de Machado de Assis fazem crítica das instituições através da análise psicológica de personagens integradas no meio em que vivem, ao passo que os romances naturalistas de Aluísio Azevedo denunciam violentamente a marginalidade das camadas mais desfavorecidas da população.

II. Tanto os romances realistas de Machado de Assis quanto os naturalistas de Aluísio Azevedo criam personagens que são verdadeiros tipos e caricaturas, que fazem ressaltar com sarcasmo as mazelas e vicissitudes de uma sociedade aristocrática decadente e corrupta.

III. Os romances de Aluísio revelam-se mais realistas que os de Machado, pois, ao denunciar a crise das instituições, fazem-no por meio da criação de personagens complexas e ambíguas, analisadas com uma profundidade psicológica mais sutil e contundente.

Assinale a alternativa que contém o(s) algarismo(s) do(s) enunciado(s) correto(s):

A) I
B) II
C) III
D) I e III
E) II e III


5. (UF-MG) Todas as afirmações sobre Dom Casmurro, de Machado de Assis, estão certas, exceto:

A) discurso em primeira pessoa favorece o clima de dúvida que paira sobre o adultério de Capitu, pois o que prevalece na narrativa são as impressões de Bentinho, o narrador.
B) Além da semelhança de Ezequiel com Escobar, outro fator acentua a dúvida de Bentinho, sobre a paternidade do filho: a capacidade de dissimulação de Capitu.
C) adultério, núcleo da narrativa, é um pretexto para se discorrer sobre a existência humana, subordinada ao poder desintegrador do tempo, que atua de forma irreversível sobre todas as coisas.
D) A alegoria do tenor italiano, que apresenta a vida como uma ópera composta por Deus e pelo diabo, projeta-se em todo o romance, mostrando que, na luta entre as virtudes e os vícios, o Bem sempre triunfa.
E) Ao tentar reproduzir no Engenho Novo a casa em que se havia criado na antiga rua de Mata-cavalos, ou ao escrever suas memórias, Dom Casmurro tenta reconstruir o passado, logrando invocar-lhe as imagens e não as sensações.


6. (FMTM) O romance Dom Casmurro, de Machado de Assis,

A) filia-se à corrente naturalista, uma vez que o autor, entusiasmado pelas teses cientificistas da época, elegeu o meio e a hereditariedade como as forças básicas de construção do seu universo ficcional.
B) é considerado um representante tardio do romance social urbano, na linha inaugurada por José de Alencar, pelo tratamento ousado e direto dado ao tema do adultério.
C) representa um dos pontos altos do Realismo brasileiro, pois ultrapassa os limites de um banal caso de adultério e tem, na condição humana, captada pelo viés da ironia, a matéria de sua narrativa.
D) deve ser encarado como uma produção independente em relação à nossa tradição literária, visto que inaugura a chamada prosa poética de cunho introspectivo, precursora do romance intimista dos anos 30.
E) está comprometido com os postulados da estética pré-modernista, não só pela escolha corajosa do tema, mas também pela linguagem agressiva, de denúncia, que investe contra os valores burgueses.


7. (UC-MG) das afirmações abaixo, a respeito de Machado de Assis, a única falsa é:

A) a ironia e o humor são grandes suportes de sustentação de sua obra.
B) como ficcionista, dá grande ênfase à psicologia de suas personagens.
C) normalmente, suas personagens são tratadas com severo rigor crítico.
D) sua narrativa sempre focaliza o ambiente urbano do Rio de Janeiro.
E) seus romances estão marcados pela preocupação com a ação e o episódio.


8. (UF-PA) No capítulo "Ao Leitor", Brás Cubas (de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis) classifica sua narrativa como "obra de finado". Tal classificação se justifica caso se leve em conta que

A) personagem principal termina sendo ministro; o adjetivo "finado" fica por conta da ironia do autor.
B) personagem-narrador, no presente da narrativa, já não faz parte do mundo dos vivos.
C) Dona Plácida, personagem fundamental do livro, tinha verdadeira obsessão pela morte.
D) narrativa se desenvolve através da ação de personagens, todos mortos.
E) centro da narrativa é o amor de Virgília e Brás que, ao fim, não se realiza; o adjetivo "finado" seria um tributo à morte deste amor.


9. (UF-PA)

"José Dias ia tão contente que trocou o homem dos momentos graves, como era à rua, pelo homem dobradiço e inquieto. Mexia-se todo, falava de tudo, fazia-me parar a cada passo diante de um mostrador ou de um cartaz de teatro. Contava-me o enredo de algumas peças, recitava monólogos em verso. Fez os recados todos, pagou contas, recebeu aluguéis de casa, para si comprou um vigésimo de loteria. Afinal, o homem teso rendeu o flexível e passou a falar pausado, com superlativos."

O texto foi extraído de um dos seguintes romances de machado de Assis:

A) Memórias Póstumas de Brás Cubas
B) Quincas Borba
C) Esaú e Jacó
D) Dom Casmurro
E) Memorial de Aires


10. (UFMG) Todas as passagens ilustram a capacidade de dissimulação de Capitu, exceto:

A) "Capitu riscava sobre o riscado, para apagar bem o escrito. Pádua saiu ao quintal, a ver o que era, mas já a filha tinha começado outra coisa, um perfil, que disser ser o retrato dele, e tanto podia ser o dele como da mãe: fê-lo rir, era o essencial."
B) "Minha mãe, dizendo tio Cosme que ainda queria ver com que mão havia eu de abençoar o povo à missa, contou que dias antes, estando a falar de moças que se casam cedo, Capitu lhe dissera: 'Pois a mim quem me há de casar há de ser o padre Bentinho: eu espero que ele se ordene."
C) "Ouvimos passos no corredor, era Dona Fortunata. Capitu compôs-se depressa, tão depressa que, quando a mãe apontou à porta, ela abanava a cabeça e ria. Nenhum laivo amarelo, nenhuma contração de acanhamento, um riso espontâneo e claro."
D) "Muitos homens choravam, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas."
E) "A minha persuasão é que o coração não lhe batia mais nem menos. Alegou susto, e deu à cara um ar meio enfiado; mas eu que sabia tudo, vi que era mentira e fiquei com inveja."

GABARITO:
  1. d
  2. e
  3. b
  4. a
  5. d
  6. c
  7. e
  8. b
  9. d
  10. d

Post a Comment