10 Questões sobre Parnasianismo com Gabarito - II



1. (PUC-RS)

"Esta de áureos relevos, trabalhada

De divas mãos, brilhante copa, um dia,

Já de aos deuses servir como cansada,

Vinda do Olimpo, a um novo deus servia."

A poesia que se concentra na reprodução de objetos decorativos, como exemplifica a estrofe de Alberto de Oliveira, assinala a tônica da:

A) espiritualização da vida
B) visão do real.
C) arte pela arte.
D) moral das coisas.
E) nota do intimismo.


2. (FMABC-SP) Assinale a alternativa que caracteriza o Parnasianismo:

A) subjetivismo, imaginação e sentimentalismo.
B) "Sob o manto diáfano da fantasia, a nudez crua da verdade."
C) impassibilidade, perfeição formal, rimas raras, seleção vocabular.
D) registro de impressões, emoções e sentimentos despertados no espírito do poeta.


3. (UFES) O ideal parnasiano do culto da "arte pela arte" significa que o objetivo do poeta é criar obras que expressem:

A) um conteúdo social, de interesse universal.
B) a noção de progresso da sua época.
C) uma mensagem educativa, de natureza moral.
D) uma lição de cunho religioso.
E) Belo, criado pelo perfeito uso dos recursos estilísticos.


4. (UFMS) Rimas ricas, métrica rigorosa, trabalho artesanal com a linguagem, vocabulário requintado – eis algumas das características da poesia

A) cultivada por Casimiro de Abreu.
B) em que se afirmou Oswald de Andrade.
C) contra a qual se voltou Olavo Bilac.
D) vinculada à estética do Realismo.
E) centrada nos temas bucólicos.


5. (FEI-SP) São características do Parnasianismo, do qual Olavo Bilac é legítimo representante:

A) predomínio da razão, individualismo.
B) determinismo biológico, retorno à Idade Média.
C) culto da forma, arte pela arte.
D) objetividade, sentimentalismo exagerado.
E) n.d.a. 


6. (CENTEC-BA) Todos os itens apresentam características do Parnasianismo, exceto:

A) prevalência de formas fixas de composição poética.
B) anseio de liberdade criadora.
C) preocupação com a perfeição formal.
D) gosto pela precisão descritiva.
E) ideal de objetividade no tratamento dos temas.


7. (UFRS)

"É na convergência de ideais anti-românticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto da forma, que se situa a poética do Parnasianismo. O nome da escola vinha de Paris e remontava a antologias publicadas [...] sob o título de Parnasse Contemporain, que incluíam poemas de Gautier, Banville e Lecomte de Lisle. Seus traços de relevo: o gosto da descrição nítida, concepções tradicionalistas sobre metro, ritmo e rima e, no fundo, o ideal de impessoalidade que partilhavam com os realistas do tempo." (Alfredo Bosi)

Com base no texto acima, referente ao Parnasianismo brasileiro, são feitas as seguintes inferências:

I. Parnasianismo opôs-se a princípios românticos como a subjetividade e a relativa liberdade do verso.
II. Tendo seu nome calcado num termo criado na França, o Parnasianismo brasileiro seguiu um caminho estético próprio, independente e original.
III. Parnasianismo e Realismo são correntes literárias com ideais e princípios estéticos totalmente diferenciados.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III
E) I, II e III.


8. (PUCC-SP) É incorreto afirmar que no Parnasianismo:

A) a natureza é apresentada objetivamente.
B) a disposição dos elementos naturais (árvores, estrelas, céu, rios) é importante por obedecer a uma ordenação lógica.
C) valorização dos elementos naturais torna-se mais importante que a valorização da forma do poema.
D) a natureza despe-se da exagerada carga emocional com que foi explorada em outros períodos literários.
E) as inúmeras descrições da natureza são feitas dentro do mito da objetividade absoluta, porém os melhores textos estão permeados de conotações subjetivas.


9. (FESP) A designação "arte pela arte" aplica-se a que tipo de tendência:

A) Conceptista
B) Cultista
C) Parnasiana
D) Simbolista
E) Modernista


10. (PUC-RS) Alberto de Oliveira é considerado o mais característico poeta parnasiano, pois suas obras evidenciam:

A) erudição lingüística, descrição subjetiva e alusão à mitologia greco-latina.
B) culto à forma, descritivismo e retorno aos motivos clássicos.
C) preciosismo lingüístico, recuperação dos moldes clássicos e devaneio sentimentalista.
D) lirismo comedido, sentimento nacionalista e apuro vocabular.
E) descrição pormenorizada, ruptura com os motivos clássicos e busca da palavra exata.

GABARITO:
  1. c
  2. c
  3. e
  4. d
  5. c
  6. b
  7. a
  8. c
  9. c
  10. b

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