10 Questões sobre Simbolismo com Gabarito - III




1. (UnB-DF) Marque a opção que traz a obra considerada marco inicial do Romantismo no Brasil:

A) Iracema
B) Marília de Dirceu
C) O guarani
D) Suspiros poéticos e saudades

2. (FCMSCSP)

"A poesia subjetiva chegara efetivamente aos derradeiros limites da convenção, descera ao brinco pueril, a uma enfiada de coisas piegas e vulgares; os grandes dias de outrora tinham positivamente acabado; e se de longe em longe algum raio vinha aquecer a poesia transida e debilitada, era talvez uma estrela, não era o sol. De envolta com isso, ocorreu uma circunstância grave, o desenvolvimento das ciências modernas, que despovoaram o céu dos rapazes, que lhes deram diferente noção das coisas, e um sentimento que de nenhuma maneira podia ser o da geração que os precedeu."

Nesse artigo de 1879, Machado de Assis fala do surgimento de uma nova mentalidade poética, que podemos identificar na corrente..... e que ele opõe à decadente poesia ... .

A) pré-romântica, barroca
B) romântica, neoclássica
C) parnasiana, romântica
D) simbolista, parnasiana
E) neoclássica, simbolista

3. (COVEST-PE) Assinale:

A) se apenas a informação I for correta.
B) se apenas a II for correta.
C) se apenas a I e a II forem corretas.
D) se apenas a II e a III forem corretas.
E) se todas estiverem corretas.

"Infinitos espíritos diversos,

Inefáveis, edênicos, aéreos,

Fecundai o Mistério destes versos

Com a chama ideal de todos os mistérios."


I. Pelas características que apresenta é um texto simbolista.

II. Opõe-se ao Naturalismo e ao Parnasianismo, valorizando uma realidade subjetiva, metafísica, espiritual.
III. Possui em comum com o Parnasianismo o apuro formal.

4. (UFBA) No Simbolismo, o poeta cria cenários espiritualizados, que sugerem dimensões estranhas à realidade terrena.

Assinale a proposição ou as proposições que comprovam a afirmativa acima:

A) "Quando por mim passaste

Pela primeira vez,

Como eu sorrisse, tu coraste.

O sol estava abrasador.

E eu disse então: 'Talvez! talvez

Fosse o calor'."


B) "Tarde louca de abril; gemem aves-marias

Pelas naves; o luar o mundo inteiro enfeixa

Num ramalhete de ouro estelar: nostalgias

Que o ocaso em funeral pelo infinito deixa."


C) "Nasci em leito de rosas

E morro em leito de espinhos...

Ó mães que sois caridosas,

Velai por vossos filhinhos!"


D) "Quando chegastes, os violoncelos

Que andam no ar cantaram hinos.

Estrelaram-se todos os castelos,

E até nuvens repicaram sinos."


E) "A dor de quem recorda os tempos idos

Fere como um punhal envenenado.

São vozes mudas, últimos bailados

do cordeiro angustioso do passado."


F) "Na áurea correspondência estelar das esferas

A tua Alma nupcial há de passar triunfante.

O teu olhar reflete, entre vagas quimeras,

O Inferno, o Purgatório e o Paraíso de Dante."


5. (COVEST-PE) A musicalidade é característica do Simbolismo. Para consegui-la, os poetas usam vários recursos. Um deles é a aliteração (que consiste na repetição de fonemas para sugerir um som). Assinale a alternativa em que esse recurso não foi empregado.

A) "Pedro pedreiro penseiro esperando o trem..."
B) "Cada pingo de Maria ensopava o meu domingo..."
C) "Toda gente homenageia Januária na janela..."
D) "As palavras transcendem o significado..."
E) "Até o mar faz maré cheia pra chegar mais perto dela..."

👉🏻Fique ligado, este Blog tem um BANCO DE QUESTÕES DE MOVIMENTOS LITERÁRIOS 👈🏻 


6. (PUC-RS)

"Mãos que os lírios invejam; mãos eleitas

Para aliviar de Cristo os sofrimentos

Cujas veias azuis parecem feitas

Da mesma essência astral dos óleos bentos."


O vocabulário litúrgico, a religiosidade, a musicalidade da estrofe acima vinculam-na ao:

A) Romantismo.
B) Parnasianismo.
C) Impressionismo.
D) Modernismo.
E) Simbolismo.


7. (PUC-RS)

"Ninguém anda com Deus mais do que eu ando,

Ninguém segue os seus passos como eu sigo,

Não bendigo a ninguém e nem maldigo:

tudo é morte num peito miserando.

Vejo o sol, vejo a luz e todo bando

Das estrelas no olímpico jazigo.

A misteriosa mão de Deus o trigo

Que ela plantou aos poucos vai ceifando."

Um dos temas marcantes da poesia simbolista de Alphonsus de Guimaraens é a ..... profunda e pessoal, como ilustram as estrofes acima:

A) delicadeza.
B) melancolia.
C) religiosidade.
D) ternura.
E) evasão.


8. (UEL-PR) Assinale a alternativa que contém apenas características da estética simbolista:

A) temática social; hermetismo; valorização dos tons fortes; materialismo; antítese.
B) temática intimista; ocultismo; valorização dos tons fortes; espiritualidade; sinestesia.
C) temática intimista; hermetismo; valorização do branco e da transparência; espiritualidade; sinestesia.
D) temática bucólica; hermetismo; valorização do branco e da transparência; espiritualidade; antítese.
E) temática bucólica; ocultismo; valorização das tonalidades verdes; materialismo; sinestesia.


9. (UFPR) Com relação à estética simbolista no Brasil, podemos afirmar que:

A) entre seus poetas destacam-se Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens e o paranaense Emiliano Perneta.
B) Em seus versos, os poetas transmitiram toda a homologia (correspondência) existente entre a vida social e a literatura.
C) Os poetas enfatizaram a percepção intuitiva da realidade, em vez de buscá-la de maneira lógica.
D) Entre os recursos utilizados pelos poetas para aproximar a poesia da música destaca-se o uso de aliterações.
E) Foi um movimento literário que primou por versos descritivos e pela perfeição formal.


10. (EU-Ponta Grossa)

"Para as estrelas de cristais gelados,

as ânsias e os desejos vão subindo,

galgando azuis e siderais noivados,

de nuvens brancas a amplidão vestindo..."


Nestes versos aparece:

A) o desejo de evasão que caracteriza a poesia romântica.
B) o uso de imagens minerais, típico do Parnasianismo.
C) a contradição do estilo barroco.
D) o panteísmo arcádico.
E) a aspiração ao infinito, à transcendência, um dos temas do Simbolismo.

Gabarito:

  1. d

  2. c

  3. e

  4. b

  5. d

  6. e

  7. c

  8. c

  9. a,c,d

  10. e

Post a Comment