10 Questões sobre Romantismo com Gabarito - II




1. (SANTA CASA) No conto "Um Homem Célebre", ocorre o falecimento da esposa do Pestana, personagem central, compositor que não logra concluir um réquiem para a missa da mulher. "Contentou-se da missa rezada e simples, para ele só. Não se pode dizer se todas as lágrimas que lhe vieram sorrateiramente aos olhos foram do marido, ou se algumas eram do compositor."

Conforme o excerto lembra, na obra de Machado de Assis é comum que o narrador:

A) ponha em dúvida o significado aparente da realidade, muitas vezes enganoso.
B) interfira emocionalmente no texto, tornando-o dramático, sentimentalista e ultra-romântico.
C) busque revelar a profunda hipocrisia e bondade que, a um tempo, caracterizam o comportamento dos seres humanos.
D) busque revelar o aspecto mais piedoso do caráter das personagens construindo uma narrativa eminentemente moralista.
E) construa um texto fortemente espiritualizado, em que importa pouco o significado material das ações.


2. (SANTA CASA) "O poeta acorda na terra. Demais, o poeta é homem. "Homo sum", como dizia o célebre Romano. Vê, ouve, sente, e, o que é mais, sonha de noite as belas visões palpáveis de acordado. Tem nervos, tem fibra e tem artérias – isto é, antes e depois de ser um ente idealista, é um ente que tem corpo. E, digam o que quiserem, sem esses elementos, que sou o primeiro a reconhecer muito prosaicos, não há poesia".

Com essas palavras, o poeta romântico Álvares de Azevedo valoriza o lado material do ser humano, deixando perceber concepções estéticas que poderiam ser consideradas precursoras da corrente literária:

A) clássica
B) barroca
C) arcádica
D) naturalista
E) simbolista


3. (SANTA CASA) "A primeira que se pôs a lavar foi a Leandra, por alcunha a "Machona", portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos, anca de animal do campo".

O texto permite afirmar que:

A) naturalismo e o realismo, a fim de evidenciarem as mazelas do tempo, deram ênfase à análise do comportamento psicológico.
B) a prosa romântica pautou-se por uma visão mecanicista do homem e das relações humanas.
C) realismo caracterizou a realidade por meio da metáfora elegante, da ironia, de um cinismo penetrante e refinado.
D) romantismo, incorporando elementos populares e prosaicos, idealizou a força física e a pujança moral do povo.
E) a estética naturalista realça certos pormenores do quadro, modificando o equilíbrio entre as partes que o compõem.


4. (UEL) Assinale a alternativa que completa adequadamente a asserção:

O Romantismo, graças à ideologia dominante e a um complexo conteúdo artístico, social e político, caracteriza-se como uma época propícia ao aparecimento de naturezas humanas marcadas por

A) teocentrismo, hipersensibilidade, alegria, otimismo e crença.
B) etnocentrismo, insensibilidade, descontração, otimismo e crença na sociedade.
C) egocentrismo, hipersensibilidade, melancolia, pessimismo, angústia e desespero.
D) teocentrismo, insensibilidade, descontração, angústia e desesperança.
E) egocentrismo, hipersensibilidade, alegria, descontração e crença no futuro.


5. (FUVEST)

I

Porque não merecia o que lograva,

Deixei, como ignorante, o bem que tinha,

Vim sem considerar aonde vinha,

Deixei sem atender o que deixava.

II

Se a flauta mal cadente

Entoa agora o verso harmonioso,

Sabei, me comunica este saudoso

Influxo a dor veemente;

Não o gênio suave,

Que ouviste já no acento agudo e grave.

III

Da delirante embriaguez de bardo

sonhos em que afoguei o ardor da vida,

Ardente orvalho de febris pranteios,

Que lucro à alma descrita?"

Cada estrofe, a seu modo, trabalha o tema de um bem, de um amor almejado e passado ou perdido. Avaliando atentamente os recursos poéticos utilizados em cada uma delas podemos dizer que os movimentos literários a que pertencem I, II e III são respectivamente:

A) Barroco – Arcadismo – Romantismo.
B) Barroco – Romantismo – Parnasianismo.
C) Romantismo – Parnasianismo – Simbolismo.
D) Romantismo – Simbolismo – Modernismo.
E) Parnasianismo – Simbolismo – Modernismo.


6. (FUVEST) "Neste despropositado e inclassificável livro (...), não é que se quebre, mas enreda-se o fio das histórias e das observações por tal modo, que, bem o vejo e sinto, só com muita paciência se pode deslindar e seguir em tão embaraçada meada". Eis como o autor vê sua obra, dentro da qual faz reflexões como esta: "o povo, o povo está são: os corruptos somos nós os que cuidamos saber e ignoramos tudo." Trata-se da obra

A) Portugal, de Miguel Torga.
B) Quincas Borba, de Machado de Assis.
C) Os maias, de Eça de Queirós.
D) Vidas secas, de Graciliano Ramos.
E) Viagens na minha terra, de Almeida Garrett.


7. (FUVEST)

I - Autor que levava no palco a sociedade portuguesa da primeira metade do século XVI, vivenciando, na expressão de Antônio José Saraiva, o reflexo da crise.

II - Atuou na linha do teatro de costumes, associou o burlesco e o cômico em dramas e comédias ao retratar flagrantes da vida brasileira, do campo à cidade.

Os enunciados referem-se, respectivamente, aos teatrólogos:

A) Camilo Castelo Branco e José de Alencar.
B) Machado de Assis e Miguel Torga.
C) Gil Vicente e Nelson Rodrigues.
D) Gil Vicente e Martins Pena.
E) Camilo Castelo Branco e Nelson Rodrigues


8. (PUCCAMP)

"Cantor das selvas, entre bravas matas

Áspero tronco da palmeira escolho,

Unido a ele soltarei meu canto,

Enquanto o vento nos palmares zune,

Rugindo os longos, encontrados leques."

Os versos acima, de Os Timbiras, de Gonçalves Dias, apresentam características da primeira geração romântica:

A) apego ao equilíbrio na forma de expressão; presença do nacionalismo, pela temática indianista e pela valorização da natureza brasileira.
B) resistência aos exageros sentimentais e à forma de expressão subordinada às emoções; visão da poesia a serviço de causas sociais, como a escravidão.
C) expressão preocupada com o senso de medida; "mal do século"; natureza como amiga e confidente.
D) transbordamento na forma de expressão; valorização do índio como típico homem nacional; apresentação da natureza como refúgio dos males do coração.
E) expressão a serviço da manifestação dos estados de espírito mais exagerados; sentimento profundo de solidão.


9 (UFJR) Marque a alternativa correta sobre a obra Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco:

(A) Trata-se de uma narrativa centrada na opressão da liberdade individual, opressão esta promovida por uma sociedade provinciana ligada a velhos preconceitos.

(B) Estabelece-se na narrativa o conflito entre o indivíduo e o meio social, com a conseqüente vitória do indivíduo através da realização de seus objetivos.


10 (E. A. LAVRAS) "Vinha o passado e sentava-se num banco, tomando, a fresca ou tomando o luar".

O passado, com sua melancolia, seu saudosismo, sua ternura, seu romantismo, não está presente na seguinte passagem do texto:

A) "(...) esse laguinho e essa saudade da valsa de Ouro Preto".
B) "Ah, como pisavam de leve na areia, com força em nossos corações!"
C) "Na alameda elegante, moças desfilavam perante os rapazes, às quintas e domingos".
D) "(...) fontes bem luminosas na escuridão, e bem musicais em meio à cacofonia geral".
E) "Adeus, singelo espelho d'água da Praça, adeus, coreto histórico sentimental dos seresteiros e das charangas caprichadas".
GABARITO:
  1. a
  2. d
  3. e
  4. c
  5. a
  6. e
  7. d
  8. a
  9. a
  10. d

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