10 Questões sobre Realismo e Naturalismo com Gabarito - III



1. (COVEST-PE) Os textos I e II referem-se às questões A e B seguintes.

I. "[...] a sua pele, cor de cobre, brilhava com reflexos dourados; [...] a pupila negra, móbil, cintilante; a boca forte mas bem modelada e guarnecida de dentes alvos [...] Era de alta estatura; tinha as mãos delicadas; a perna ágil e nervosa [...], apoiava-se sobre um pé pequeno, mas firme no andar e veloz na corrida.

Segurava o arco e as flechas com a mão direita caída..."

II. "[Bertoleza] devia ser esmagada, devia ser suprimida [...] ela era o torpe balcão da primitiva bodega; era o aladroado vintenzinho de manteiga em papel pardo; era o peixe trazido da praia e vendido à noite ao lado do fogareiro à porta da taberna; era o frege imundo [...]; era o sono roncado num colchão fétido, cheio de bichos..."

A. Pelas características que apresentam, os dois textos anteriores são, respectivamente:

A) barroco e realista.
B) moderno e moderno.
C) moderno e naturalista.
D) romântico e naturalista.
E) romântico e moderno.

B. Assinale a única alternativa errada:

A) texto I revela a profunda contradição existente em querer valorizar o nacional sem perder de vista os valores e padrões europeus.
B) texto I é descritivo e a exagerada subjetivação apresenta a personagem como um ser imponente, idealizado.
C) As metáforas que caracterizam a personagem do texto II são exemplos da linguagem rude que Aluísio Azevedo utiliza em seus livros.
D) A atmosfera de morbidez criada no texto II contraria os princípios do estilo de época que o texto I representa.
E) os dois textos são típicos do Modernismo, pois os escritores modernos amavam demais a liberdade, podendo, portanto, embelezar ou enfear o que quisessem.


2. (FGV-SP) A respeito do autor de O Ateneu, disse Mário de Andrade: "Raul Pompéia, inconscientemente, foi a última e derradeiramente legítima expressão do barroco entre nós". Referia-se, com essas palavras, ao:

A) tema nitidamente barroco desenvolvido no romance.
B) fato de que Raul Pompéia viveu no fim da era barroca.
C) requinte verbal da linguagem de Pompéia.
D) espírito religioso da obra.
E) caráter moralista da narração.


3. (FGV-SP) No romance O cortiço, Aluísio Azevedo estabelece uma forte ligação entre o meio em que vivem as personagens e sua vida material, moral e psicológica. Tal relação apoia-se nos princípios:

A) do livre-arbítrio religioso.
B) do determinismo científico.
C) do sentimentalismo romântico.
D) do culto à natureza.
E) do ideário modernista.


4. (PUC-RS) A redução dos seres humanos ao nível animal, a natureza humana vista como uma selva onde os fortes, representados por João Romão, devoram os fracos, são princípios básicos do romance ..... de ..... .

A) A mortalha de Alzira – Aluísio Azevedo.
B) Memorial de Aires – Machado de Assis
C) Casa de pensão – Aluísio Azevedo.
D) cortiço – Aluísio Azevedo.
E) Esaú e Jacó – Machado de Assis.


5. (CESESP-PE) Leia os textos seguintes:

Seus romances dividem-se em dois grupos, não porém em duas fases, alternando-se os românticos e os naturalistas.

"É como romancista social que melhor se afirmou o [seu] talento. É o escritor apaixonado, o artista combativo, pondo a nu os problemas sociais e morais da realidade brasileira do seu tempo."

em um dos principais romances, descreve a lenta ascensão do mestiço brasileiro, em sua participação no campo intelectual, político e social, dificultada pelos preconceitos duma aristocracia latifundiária e escravocrata.

Embora, como naturalista, pretenda manter uma atitude científica, objetiva e imparcial na descrição do homem e da sociedade, nele freqüentemente reponta o romantismo subjacente, no tom polêmico com que combate, por exemplo, o clericalismo, no apaixonamento com que descreve os males sociais, e em toques de lirismo e patético diante de personagens vítimas da fatalidade da condição humana.

Esse conjunto de características descreve o mundo literário de:

A) Raul Pompéia.
B) Machado de Assis.
C) Aluísio Azevedo.
D) Inglês de Sousa.
E) Júlio Ribeiro.


6. (PUC-RS) Sobre O Ateneu, de Raul Pompéia, é correto afirmar que:

A) apresenta todas as características do Realismo, exceto a influência do meio sobre o comportamento do indivíduo.
B) tem como matéria-prima as recordações e impressões da personagem principal.
C) constitui-se num documento fotográfico da realidade objetiva.
D) segue uma ordem cronológica, apoiando-se no real.
E) não se atém a reflexões críticas em relação ao contexto social.


7. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta a respeito de O Ateneu.

A) Por apresentar uma estrutura bastante eclética, não se trata de um romance que tem uma classificação rigorosa como representante de uma ou outra tendência literária.
B) Tem como narrador em primeira pessoa, Sérgio, que relata fatos ocorridos com ele no passado.
C) A ação desse romance transcorre no ambiente fechado de um internato, onde convivem crianças, adolescentes, professores e empregados.
D) A maioria das personagens do romance é apresentada de uma forma caricatural, realçando seus aspectos negativos.
E) Em função de uma narrativa mais dinâmica, o autor abre mão da análise psicológica de personagens.


8. (FUVEST-SP) Assinale a alternativa correta a respeito de O Ateneu, romance de Raul Pompéia:

A) romance de formação que avalia a experiência colegial, por meio de Sérgio, alter-ego do autor.
B) romance romântico que explora as relações pessoais de adolescentes no colégio, acenando para o homossexualismo latente.
C) romance naturalista que retrata a tirania do diretor do colégio e o materialismo de sua mulher com os alunos.
D) romance realista que apresenta um padrão de excelência da escola brasileira do final do Império.
E) romance da escola do Brasil no final do Império, cuja falência vem assinalada pelo incêndio do prédio, no final da narrativa.


9. (FESP) Identifique o movimento literário, o autor e a obra que traz como dedicatória a seguinte frase:

"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como lembrança estas..."

A) Realismo, Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
B) Naturalismo, Aluísio Azevedo, O mulato.
C) Naturalismo, Júlio Ribeiro, A carne.
D) Pré-Modernismo, Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma.
E) Romantismo, Álvares de Azevedo, Lembrança de morrer.


10. (UnB-DF) De Machado de Assis pode-se afirmar que:

A) em sua prosa, o homem quase desaparece e sobreleva a descrição das personagens.
B) seu romance Ressurreição, de 1872, inicia a segunda fase do autor, a qual se caracteriza pela dimensão intimista.
C) na trilogia Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro, o autor explora o tema do adultério, elaborando uma teia de suspeitas que se sustentam na dissimulação feminina.
D) como ficcionista inicia-se como romântico e evolui para o Realismo.
E) como poeta seus primeiros livros são de caráter simbolista.

GABARITO:
  1. a=d; b=e

  2. c

  3. b

  4. d

  5. c

  6. b

  7. e

  8. a

  9. a

  10. c

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