10 Questões sobre Modernismo com Gabarito - VIII




1. (UFV-MG) Assinale a alternativa em que há uma característica que não corresponde ao Modernismo em sua primeira fase (a de São Paulo, 1922).

a) Ruptura radical e audaciosa em relação às posições estéticas do passado, quebra total da rotina literária.

b) Caráter turbulento, polemista, de demolição de valores.

c) Exaltação exagerada de fatores como mocidade e tempo; o novo, nesta fase, foi erigido como um valor em si.

d) Movimento de inquietação e de insatisfação; os novos se lançaram à luta em nome da originalidade, da liberdade de pesquisa estética e do direito de "errar".

e) apesar de toda a radicalidade do grupo, é unânime a preocupação dos modernistas com o purismo da linguagem.


(FAAP-SP) Texto para as questões de 2 a 7.

"Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei

Lá tenho a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

Lá a existência é uma aventura

De tal modo inconseqüente

Que Joana a Louca de Espanha

Rainha e falsa demente

Ver a ser contraparente

Da nora que nunca tive

E como farei ginástica

Andarei de bicicleta

Montarei em burro brabo

Subirei no pau-de-sebo

tomarei banhos de mar!

E quando estiver cansado

Deito na beira do rio

mando chamar a mãe-dágua

Pra me contar as histórias

Que no tempo de eu menino

Rosa vinha me contar

Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo

É outra civilização

Tem um processo seguro

De impedir a concepção

Tem telefone automático

Tem alcalóide à vontade

Tem prostitutas bonitas

Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste

Mas triste de não ter jeito

Quando de noite me der

Vontade de me matar

– Lá sou amigo do rei –

Terei a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada

(Manuel Bandeira)


2. (FAAP-SP) A simples leitura do texto já nos convence tratar-se de um poema filiado ao modernismo já que se trata de um poema:

A) de tom coloquial, sem rima, em que não está presente a pontuação tradicional.
B) em que predomina o vago, o etéreo, o indizível.
C) de absoluta precisão formal.
D) em que aparece a figura da mulher idealizada e a fuga de um lugar distante e edênico.
E) que busca o bucólico, o campestre, o fantástico.


3. (FAAP-SP) Pasárgada, cidade lendária da antiga Pérsia, no poema indica outro espaço e outro tempo. No texto, há uma oposição entre um aqui e um lá; entre um agora e um então. Esta oposição recebe o nome de:

A) silepse.
B) antítese.
C) pleonasmo.
D) sinestesia.
E) polissíndeto.


4. (FAAP-SP) Não é difícil definir o tema da ida para Pasárgada:

A) busca dos prazeres libidinosos
B) evasão espacial e temporal
C) volta à infância
D) amor à civilização
E) apego ao poder.


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5. (FAAP-SP) Voltaire afirmava que "quem quiser fundar alguma coisa de grande deve começar por ser completamente louco". Bandeira nega este mundo chato e mofino, percorrendo vastidões da fantasia, ainda que seja para cair na loucura, especialmente em:

A) Joana a Louca de Espanha
Vem a ser contraparente 
Da nora que nunca tive
B) ... farei ginástica 
Andarei de bicicleta
C) Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
D) Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
E) Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar.


6. (FAAP-SP) Nesta estrofe, o poeta devidamente refugiado no mágico Éden imaginário, projeta uma série de ações insignificantes que compõem o cotidiano de um menino sadio. É o retorno psicológico à infância – marca de um tempo feliz e de liberdade. A estrofe começa assim:

A) Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei

B) Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

C) E como farei ginástica

Andarei de bicicleta

D) Em Pasárgada tem tudo

É outra civilização

E) E quando eu estiver mais triste

Mas triste de não ter jeito


7. (FAAP-SP) Inconformado com o real concreto, o poeta enumera um conjunto de vantagens que este mundo fantástico oferece: sexo livre, uma nova percepção do tempo e do espaço, uma nova permeabilidade para uma revisão do mundo material. A estrofe começa assim:

A) Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei

B) Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

C) E como farei ginástica

Andarei de bicicleta

D) Em Pasárgada tem tudo

É outra civilização

E) E quando eu estiver mais triste

Mas triste de não ter jeito.


8. (F.C.Chagas-BA)

I. Moderno e versátil, Vinícius de Moraes compõe, com mestria, tanto letras para canções populares como poemas dentro dos mais estritos padrões clássicos.

II. Cecília Meireles caracterizou sua poesia pela constante sugestão de sombra, identificação e ausência; mas soube também incorporar a matéria histórica, em uma de suas mais importantes obras.

III. A Moreninha narra, em linguagem presa ao modelo lusitano, a história de um amor impossível entre um jovem da aristocracia imperial do Brasil e uma mestiça.

Assinale a alternativa correta.

A) Só a proposição I é correta.
B) Só a proposição II é correta.
C) Só a proposição III é correta.
D) São corretas as proposições I e II.
E) São corretas as proposições II e III.


9. (PUC-RS) O livro de Cecília Meireles que evoca os "tempos do ouro" denomina-se:

A) Romanceiro da Inconfidência.
B) Balada para el-Rei.
C) Vaga música.
D) Retrato natural.
E) Romance de Santa Clara.


10. (UCP-PR) A poesia modernista revela:

A) nacionalismo crítico.
B) valorização do popular.
C) versos livres.
D) Estão corretas as afirmações a e c.
E) Estão corretas as afirmações a, b e c.

GABARITO:
  1. e
  2. a
  3. b
  4. b
  5. a
  6. c
  7. d
  8. d
  9. a
  10. e

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