10 Questões sobre Barroco com Gabarito - III




1. (CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:

  1. preferência pelos aspectos científicos da vida.

  2. tentativa de reunir, num todo, realidades contraditórias.

  3. angústia diante da transitoriedade da vida.

  4. preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.

  5. intenção de exprimir intensamente o sentido da existência, expressa no abuso da hipérbole.


2. (FEI-SP) O soneto abaixo transcrito pertence à obra de Gregório de Matos Guerra. Leia-o com atenção:

"Ofendi-vos, meu Deus, bem é verdade,

É verdade, Senhor, que hei delinqüido,

Delinqüido vos tenho e ofendido,

Ofendido vos tem minha maldade.

Maldade, que encaminha a vaidade,

Vaidade, que todo me há vencido;

Vencido quero ver-me e arrependido,

Arrependido a tanta enormidade.

Arrependido estou de coração,

De coração vos busco, dai-me os braços,

Abraços, que me rendem vossa luz.

Luz, que claro me mostra a salvação,

A salvação, pretendo em tais abraços,

Misericórdia, amor, Jesus, Jesus.

Agora, responda: Gregório de Matos Guerra escreveu:

  1. apenas poesia sacra

  2. poesia lírica, religiosa e amorosa e sátiras

  3. poesia lírica e satírica

  4. apenas poesia satírica

  5. apenas poesia lírica


3. (MACK-SP) Sobre a obra de Bocage, é correto afirmar que:

  1. pode ser colocada como o ponto máximo da poesia romântica portuguesa.

  2. a sátira ocupa o lugar de maior importância em seu desenvolvimento.

  3. basicamente se faz de anedotas, todas se aproximando da obscenidade grosseira.

  4. não supera as regras e as coerções literárias e sociais ligadas ao movimento arcádico.

  5. seus sonetos contêm o mais alto sopro de seu talento lírico, sendo considerado um dos maiores sonetistas da Língua.


4. (CEFET-MG) Ardoroso defensor da liberdade do homem, lutou contra a escravização do índio e a desumanidade com que eram tratados os escravos. Considerado, pela crítica literária, o maior exemplo de conceptismo em Língua Portuguesa. Trata-se de:

  1. Padre José de Anchieta.

  2. Gregório de matos.

  3. Padre Antônio Vieira.

  4. Padre Eusébio de Matos.

  5. Bento Teixeira.


5. (CEFET-MG) Das alternativas abaixo, apenas uma não apresenta características da obra do poeta barroco Gregório de Matos. Assinale-a:

  1. Sentido vivo de pecado aliado à busca do perdão e da pureza espiritual.

  2. Poesia com força crítica poderosa, pessoal e social, chegando à irreverência e à obscenidade.

  3. Destaca a beleza física da amada e a sua transitoriedade.

  4. Realça a beleza da flora, fauna e da paisagem brasileiras, em manifestação nativista.

  5. Tentativa de conciliar elementos contraditórios, busca da unidade sob a diversidade.


6. (UFRS) Considere as afirmações abaixo.

I. A obra de Gregório de Matos centrava-se em dois pólos temáticos, a religião e a vida amorosa, que se concretizam, na sua poesia, no conflito entre o pecado e o prazer.

II. Para concretizar esses conflitos, Gregório de Matos fez uso freqüente de figuras retóricas como antíteses e paradoxos.

III. A crítica social que se pode encontrar nos poemas de Gregório de matos dirige-se principalmente aos homens públicos da Bahia do século XVII.

Quais estão corretas?

  1. Apenas I

  2. Apenas II

  3. Apenas I e II

  4. Apenas I e III

  5. I, II e III.


7. (UEL-PR) Assinale a alternativa em que se considera a produção literária no Brasil do século XVI.

  1. Uma literatura religiosa de cunho estritamente indianista.

  2. Uma literatura brasileira, feita segundo padrões do classicismo português.

  3. Uma importante produção de poesia lírica e épica, a partir de temas brasileiros.

  4. Uma literatura de viagem de grande valor estético e cultural.

  5. Uma literatura religiosa e informativa de fraco valor estético.


8. (UEL)

"Que és terra, homem, e em terra hás de tornar-te,

Te lembra hoje Deus por sua Igreja;

De pó te fez espelho, em que se veja

A vil matéria, de que quis formar-te".

A estrofe acima enquadra-se no estilo da época

  1. arcádico, pela simplicidade da expressão coerente com a idealização da natureza.

  2. simbolista, pela utilização de elementos do mundo exterior para representação de um estado de espírito.

  3. romântico, pela froxidão do verso e o desencanto em relação à condição humana.

  4. parnasiano, pela construção apurada do verso.

  5. barroco, pelo jogo de conceitos tradutor de angústia metafísica e religiosa.


9. (VUNESP) Assinale o que for incorreto, sobre Gregório de Matos.

  1. Divide-se a poesia lírica de Gregório de Matos em três temáticas: poesia lírica amorosa; poesia lírica reflexiva; poesia religiosa.

  2. Na lírica amorosa de Gregório de Matos, o elogio da formosura da mulher é, comumente, vasado em comparações e metáforas associadas à natureza, celebrando a superioridade daquela perante esta.

  3. Ao elogio da beleza feminina costuma somar-se o tema do "carpe diem", em que o poeta convida a amada a desfrutar os prazeres da vida: Goza, goza da flor da mocidade".

  4. "carpe diem" ganha um tom de apelo dramático urgente, quando associado aos temas da fugacidade do tempo e da efemeridade de todas as coisas: "Oh não aguardes que a madura idade/ Te converta essa flor, essa beleza,/ Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada".

  5. Tendo em vista os preceitos morais e religiosos da Contra-Reforma, o poeta nunca recua perante a tentação erótica: "Olhos meus, disse então por defender-me,/ Se a beleza heis de ver para matar-me,/ Antes olhos cegueis, do que eu perder-me".


10. (UFV) Leia o texto:

"Goza, goza da flor da mocidade,

que o tempo trota a toda ligeireza,

e imprime em toda flor sua pisada.

Ó não aguardes que a madura idade

te converta essa flor, essa beleza,

em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada."

(Gregório de Matos)

Os tercetos acima ilustram:

  1. caráter de jogo verbal próprio da poesia lírica do séc. XVI, sustentando uma crítica à preocupação feminina com a beleza.

  2. jogo metafórico do Barroco, a respeito da fugacidade da vida, exaltando gozo do momento.

  3. estilo pedagógico da poesia neoclássica, ratificando as reflexões do poeta sobre as mulheres maduras.

  4. as características de um romântico, porque fala de flores, terra, sombras.

  5. uma poesia que fala de uma existência mais materialista do que espiritual, própria da visão de mundo nostálgico-cultista.

GABARITO
  1. a

  2. c

  3. e

  4. c

  5. d

  6. e

  7. d

  8. e

  9. e

  10. b

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