10 Questões sobre Arcadismo com Gabarito - I



1. (VUNESP) Leia atentamente o texto abaixo e assinale a alternativa incorreta:

"Não permitiu o Céu que alguns influxos, que devi às águas do Mondego, se prosperassem por muito tempo; e destinado a buscar a Pátria, que por espaço de cinco anos havia deixado, aqui, entre a grosseria dos seus gênios, que menos pudera eu fazer que entregar-me ao ócio, e sepultar-me na ignorância! Que menos, do que abandonar as fingidas Ninfas destes rios, e no centro deles adorar a preciosidade daqueles metais, que têm atraído a este clima os corações de toda a Europa! Não são estas as venturosas praias da Arcádia, onde o som das águas inspirava a harmonia dos versos. Turva e feia, a corrente destes ribeiros, primeiro que arrebate as idéias de um Poeta, deixa ponderar a ambiciosa fadiga de minerar a terra, que lhes tem pervertido as cores." (Cláudio Manuel da Costa, fragmento do "Prólogo ao Leitor".)

a) poeta estabelece uma conexão entre as diferenças ambientais e o seu reflexo na produção literária;

b) Cláudio Manuel da Costa manifesta, no texto, a sua formação intelectual européia, mas que deseja exprimir a realidade tosca de seu país;

c) depreende-se do texto uma forma de conflito entre o Academicismo Árcade europeu e a realidade brasileira que passaria a ser a nova matéria-prima do poeta;

d) apesar dos índices do Arcadismo presentes no texto, há um questionamento do contexto sobre a validade de adotar esse modelo literário no Brasil;

e) poeta sofre mediante o fato de não mais poder, na Europa, contemplar as praias da Arcádia de onde retirava suas inspirações poéticas.


2. (AFA) O Arcadismo alcançou, no Brasil, sua representação máxima com:

a) Santa Rita Durão e Basílio da Gama.

b) Santa Rita Durão e Tomás Antônio Gonzaga.

c) Basílio da Gama e Cláudio Manuel da Costa.

d) Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa.


3. (U.FORTALEZA) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

Texto I

"É a vaidade, Fábio, nesta vida

Rosa que, da manhã lisonjeada,

Púrpuras mil, com ambição dourada,

Airosa rompe, arrasta presumida."


Texto II

"Fatigado de calma se acolhia

Junto o rebanho à sombra dos salgueiros,

E o sol, queimando os ásperos oiteiros,

Com violência maior no campo ardia."

A natureza para os poetas ..., era fonte de símbolos (rosa, cristal, água), que transcendiam do material para o espiritual (Texto I); para os poetas ..., era sobretudo o cenário idealizado, dentro do qual se podia ser feliz (Texto II).


a) românticos - parnasianos;

b) parnasianos - simbolistas;

c) árcades - românticos;

d) simbolistas - barrocos;

e) barrocos - árcades.


4. (VUNESP) Leia com atenção:

"O ser herói, Marília, não consiste

Em queimar os impérios: move a guerra,

Espalha o sangue humano,

E despovoa a terra

Também o ma tirano.

Consiste o ser herói em viver justo:

E tanto pode ser herói o pobre,

Como o maior augusto".

O trecho acima exemplifica uma das características do homem ilustrado do século XVIII e pertence a um dos poetas que conseguiu aliar a ideologia do Iluminismo com a sensibilidade poética própria do Arcadismo. O autor do trecho e a característica aí patente são, respectivamente:

a) Cláudio Manuel da Costa e o repúdio do poder militar representado por César Augusto e por Alexandre, o Grande, presentes em outras estrofes do poema.

b) Silva Alvarenga e o elogio do homem comum que, por sua bondade inata e sua vida justa, contrasta com os grandes conquistadores militares.

c) Alvarenga Peixoto e o louvor do homem que consegue assimilar o social ao natural.

d) Tomás Antônio Gonzaga e a exaltação do homem comum que se forma e se constrói segundo um ideal de bondade inata e de urbanidade.

e) Tomás Antônio Gonzaga e a construção ideal de um homem heróico cuja medida seria a bondade inata, base de uma vida harmonizadora das disposições individuais e das vicissitudes sociais.

5. (FATEC) Sobre o Arcadismo brasileiro só não se pode afirmar que:

a) tem suas fontes nos antigos autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e as formas;

b) teve em Cláudio Manuel da Costa o representante que, de forma original, recusa a motivação bucólica e os modelos camonianos da lírica amorosa;

c) nos legou os poemas de feição épica Caramuru (de Frei José de Santa Rita Durão) e O Uraguai (de Basílio da Gama), no qual se reconhece qualidade literária destacada em relação ao primeiro;

d) norteou, em termos dos valores estéticos básicos, a produção dos versos de Marília de Dirceu, obra que celebrizou Tomás Antônio Gonzaga e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local dos temas pelo autor;

e) apresentou uma corrente de conotação ideológica, envolvida com as questões sociais do seu tempo, com a crítica aos abusos do poder da Coroa Portuguesa.

6. (USC) Por sua temática, O Uraguai, de Basílio da Gama, pode ser considerado um poema:


a) épico;


b) lírico;

c) satírico;

d) de escárnio;

e) de profecia.


7. (VUNESP)

"Quem vê girar a serpe da irmã no casto seio,

Pasma, e de ira e temor ao mesmo tempo cheio

Resolve, espera, teme, vacila, gela e cora,

Consulta o seu amor e o seu dever ignora.

Voa a farpada seta da mão, que não se engana;

Mas aí, que já não vives, ó mísera indiana!"

Nestes versos de Silva Alvarenga, poeta árcade e ilustrado, faz-se alusão ao episódio de uma obra em que a heroína morre. Assinale a alternativa correta em que se mencionam o nome da heroína (1), o título da obra (2) e o nome do autor (3):

a) Moema; (2) Caramuru; (3) Santa Rita Durão;

b) Marabá; (2) Marabá; (3) Gonçalves Dias;

c) Lindóia; (2) O Uraguai; (3) Basílio da Gama;

d) Iracema; (2) Iracema; (3) José de Alencar;

e) Marília; (2) Marília de Dirceu; (3) Tomás A. Gonzaga.


8. (UFRN)

"Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,

Que viva de guardar alheio gado,

De tosco trato, de expressões grosseiro,

Dos frios gelos e dos sóis queimado.

Das brasas ovelhinhas tiro o leite,

E mais as finas lãs e que me visto."

Pelas características de estilo, o texto acima deve ser atribuído a autor

a) naturalista.

b) simbolista.

c) romântico.

d) moderno.

e) arcádico.


9. (UEL-PR) Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho apresentado

Simplificando a linguagem lírica de Cláudio Manuel da Costa, mas evitando igualmente a diluição dos valores poéticos no sentimentalismo, as ... mais densas, dedicadas a ... fizeram de ... uma figura central do nosso Arcadismo.


a) crônicas - Marília - Dirceu


b) crônicas - Gonzaga - Dirceu

c) sátiras - Dirceu - Gonzaga

d) liras - Gonzaga - Dirceu

e) liras - Marília - Gonzaga

10. (MACK-SP) Assinale a alternativa em que aparece uma característica imprópria do Arcadismo.


a) Bucolismo.


b)Presença de entidades mitológicas.

c) Exaltação da natureza.

d) Tranqüilidade no relacionamento amoroso.

e) Evasão na morte.

Gabarito:
  1. c

  2. d

  3. e

  4. e

  5. b

  6. a

  7. c

  8. e

  9. e

  10. e

2 Comentários

Postar um comentário