Expressar ideias e opiniões é uma das condições que o ser humano vive e compartilha em seu cotidiano.

No contexto apresentado, a selfie, elemento que se relaciona à autopromoção, à tentativa de fazer o outro se expressar a respeito de alguém, de maneira mais assumida, também provoca esse tipo de reação, que acaba se concretizando por meio da argumentação.

Entre os gêneros textuais que atuam na linha da argumentação, está o artigo de opinião, um texto em que o autor, diante de um tema atual e/ou polêmico, apresenta uma opinião com a intenção de convencer seu interlocutor diante do posicionamento apresentado.

O texto “Como e por que tirar uma selfie” é um artigo de opinião escrito por um doutor em Comunicação Digital pela ECA-USP, Luli Radfahrer.

1. Com base no fato de que esse tipo de texto apresenta, efetivamente, o tema e o ponto de vista do autor, responda:

a) Qual é o tema abordado no artigo lido? 

O tema abordado no artigo lido é a prática das selfies.

b) Qual é o ponto de vista do professor Luli Radfahrer com relação às selfies? Justifique sua resposta.

Luli Radfahrer modaliza sua opinião com relação às selfies: o autor reconhece sua produtividade, dá dicas de como tirar uma boa selfie e acredita em seu poder de ser questionadora e libertária, se “tem algo a dizer” e se é bem dosada. Por outro lado, ele sinaliza que, se constante, essa prática “pode criar uma dependência da rede e um falso sentimento de confiança”. Além disso, Radfahrer argumenta que condicionar o status social ao desempenho de uma selfie torna o usuário carente, ansioso e dependente da mídia.

2. De acordo com Luli Radfahrer, como é possível reconhecer que as pessoas estão tirando uma selfie? Transcreva um trecho do texto que comprove sua resposta.

Conforme Luli Radfahrer, é possível reconhecer que as pessoas estão tirando uma selfie quando elas estão fazendo pose, caras e bocas para o celular, às vezes, em lugares bem improváveis: “Em praticamente todo lugar público tem alguém fazendo biquinhos e caretas para um retângulo de vidro.

Nas mídias sociais, se o braço é visível, a selfie é certa.”

3. O gênero textual artigo de opinião circula, geralmente, em revistas e em jornais, impressos ou digitais, espaços em que os profissionais da área, alguns especialistas e até personalidades buscam apresentar uma opinião a respeito de determinado assunto, sempre objetivando convencer os leitores e levá-los a uma adesão ao ponto de vista defendido.

Com o intuito de apresentar e de defender uma opinião ao longo do texto, Luli Radfahrer apresenta algumas questões que envolvem a prática da selfie. Que argumento ele utiliza para confirmar a ideia de que algumas pessoas perderam a noção do que é adequado ou não na tentativa de tirar uma selfie? Comente.

O autor utiliza um exemplo: o caso da foto tirada pelo primeiro-ministro dinamarquês com Barack Obama e David Cameron no funeral de Nelson Mandela. Espera-se que os alunos percebam que exemplos podem ser usados como argumentos para confirmar a tese defendida em um texto de opinião.

4. Releia este trecho do texto.

Conectando saberes Vincent Willem van Gogh (1853-1890) foi um pintor holandês considerado um dos mais importantes representantes da pintura mundial.

Já Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669), pintor, gravador e desenhista holandês, importante representante do Barroco europeu, só teve sua arte reconhecida a partir do século XIX. Para conhecer mais sobre os artistas, converse com seu professor de Arte.

O autorretrato é anterior à fotografia. Rembrandt e Van Gogh são famosos por usá-lo como técnica de aprendizado e experimentação.

Agora, observe as imagens a seguir, autorretratos desses artistas.

Comparando os autorretratos pintados por artistas de uma época remota e as selfies tiradas na atualidade, explique a declaração de Luli Radfahrer: “Mas, se nos anos recentes o smartphone facilitou a prática, o resultado ainda está mais para um feito da tecnologia do que para uma obra de arte.”.

De acordo com a análise das imagens e do que afirmou o autor, na contemporaneidade, as selfies, prática considerada uma consequência da tecnologia, não mais se comparam aos autorretratos pintados por grandes artistas no passado, porque o que se tem hoje são facilidades de uma época de grandes feitos, mas que perderam a essência apontada nos antigos autorretratos – a ideia de um aprendizado e da experimentação artística. Conforme o autor, as selfies atuais refletem tão somente “a execução das mesmas poses”, cuja motivação é a tentação exibicionista de ser visto.

5. Para desenvolver a argumentação em um texto, o autor pode usar citações, comparações, exemplificações, argumentos de autoridade, entre outros recursos.

A fim de destacar a ideia de exaltação de situações do cotidiano, que exemplos o autor apresenta quando fala da exposição das selfies nas redes sociais? Aponte-os.

O autor comenta a respeito das selfies que sempre mostram as mesmas poses, como “Gente no vestuário da academia, no banheiro em frente ao espelho, montada para a balada, bacana em uma sala VIP, doidona esperando a saideira, uniformizada no jogo de futebol, brindando no restaurante, jogando videogames, de pés para o alto na praia, posando na frente de um carrão, ao lado de celebridades.” Tais exemplos, antes simples situações do cotidiano, hoje, conforme é possível inferir pela argumentação de Luli Radfahrer, podem ser reflexo da tentação exibicionista de ser visto em momentos agora exaltados.

6. Releia esta declaração do autor: “O autorretrato não precisa valer por mil palavras, mas é desejável que valha mais do que um tuíte.”.

Agora, leia este texto.

Desde o fim de 2017, a rede social, Twitter aumentou o número de caracteres nas publicações, de 140 para 280. Segundo o Dicionário Online de Português, o tuíte ou twitter é uma “publicação feita no Twitter (tuíter), na rede social através da qual pessoas e organizações podem fazer publicações curtas, além de publicar é também possível seguir outras pessoas e organizações, para saber o que elas publicam.”

DICIO – Dicionário online de Português. Tuíte.

Disponível em: <www.dicio.com.br/tuite/>. Acesso em: 12 jul. 2018.

Sabendo como se configura um tuíte, pense e responda: O que o articulista quis dizer ao declarar a opinião dele sobre os autorretratos? Transcreva outro trecho do texto no qual é evidente a reafirmação dessa opinião. Em seguida, comente seu posicionamento a respeito disso.

Para o articulista, as selfies não precisam ter uma representatividade alarmante ou exagerada, basta, apenas, que elas tenham significado, ou seja, que tenham representatividade e algo a dizer. No fim do texto, Radfahrer reafirma essa visão por meio do trecho: “[...] a publicação de autorretratos em redes sociais pode ser questionadora e libertária. Contanto que tenha algo a dizer.” A última parte da resposta é pessoal.

7. Para finalizar a defesa do ponto de vista adotado com relação ao tema exposto, o professor Luli Radfahrer apresenta dois fortes argumentos.

Apresente-os e interprete-os.

Primeiro, o professor argumenta que há “um fascínio curioso em espionar a vida alheia, correspondente a uma tentação exibicionista em ser visto”, que acaba criando uma dependência da rede e um falso sentimento de confiança. Além disso, ele argumenta que “quem condiciona o status ao desempenho de uma selfie corre o risco de se tornar carente, ansioso e dependente de uma mídia que tem pouco de social.”, ou seja, tudo acaba se transformando em uma rede de aparências, na qual as pessoas, ao contrário do que a expressão “rede social” sugere, distanciam-se cada vez mais.

8. É notório que as selfies tornaram-se uma prática muito comum e, em alguns casos, quase uma fixação entre as pessoas. O que você pensa sobre isso? Se você for um adepto das selfies, explique a relevância delas em seu cotidiano e a frequência de seus registros, de modo a argumentar de maneira clara e objetiva a favor de seu posicionamento acerca desse tema. Depois, compartilhe sua opinião com o professor e os colegas.

Resposta pessoal.

Professor, outra possibilidade viável de resposta é o fato de o articulista ter o interesse, provavelmente, de fazer parecer que seu ponto de vista é geral, fazendo parecer tratar-se de uma verdade atrelada ao contexto social atual.

9. Na produção de um artigo de opinião, o autor pode se posicionar em 3ª- pessoa, de forma mais impessoal e distanciada; em 1ª- pessoa do plural, dando a ideia de algo relativamente impessoal, em um contexto de generalização; ou de modo bem pessoal, na 1ª- do singular, deixando claro que é, de fato, um ponto de vista próprio, particular. Com base nessas informações, conclui-se que o texto lido e analisado foi escrito em que pessoa do discurso? Por que você acha que o autor fez essa opção? Explique sua resposta.

O artigo de opinião lido foi escrito na 3ª- pessoa do singular, de modo mais impessoal. Talvez essa escolha deva-se ao fato de o articulista ser um pesquisador da área de tecnologia de uma instituição renomada, o que exige, portanto, um comportamento mais impessoal diante das pesquisas e das opiniões apresentadas.

10. Em artigos de opinião, admite-se o uso da 1-ª pessoa, uma vez que se trata de um texto escrito para tentar formar ou mudar uma opinião do interlocutor. Assim, o posicionamento do autor do texto precisa ficar claro e bem fundamentado, pois, com argumentos bem estruturados, a chance de persuadir o leitor será muito maior.

Com base nessa informação, registre: De que forma a escolha da pessoa do discurso no artigo “Como e por que tirar uma ‘selfie’” pode auxiliar na defesa do ponto de vista adotado pelo autor? Comente.

Quando há a opção pela 3ª- pessoa do singular, que generaliza e passa as informações com a impressão de se tratar de uma verdade, de forma mais impessoal, o autor tenta estabelecer a ideia de que se trata de um ponto de vista que não é só dele, mas, sim, geral. Talvez essa seja uma forma mais assertiva de tentar persuadir o interlocutor a pensar como o autor, quando o contexto apresentado é comum a toda a sociedade.

11. A linguagem utilizada no artigo de opinião deve seguir a norma-padrão, o que geralmente é praticado em veículos de informação considerados mais formais, como jornais e revistas. O nível de formalidade, na maior parte das vezes, atende às especificidades do público a que se destina o artigo. Com base na leitura do texto e em sua fonte, isto é, seu local de publicação, responda: A linguagem utilizada no artigo é formal ou informal? Justifique sua resposta.

O texto “Como e por que tirar selfies”foi publicado na Folha de S.Paulo, um jornal de grande prestígio e circulação no país. Assim, a linguagem utilizada no artigo segue o molde das publicações de seu veículo, estando de acordo com a norma-padrão e no âmbito da formalidade, uma vez que não há indícios de palavras e/ou de expressões próprias da oralidade.

12. Estas imagens apresentam situações em que estão sendo tiradas selfies. Após observá-las, responda ao que se pede.


a) Em sua opinião, que acontecimento a mulher da imagem 2 tentou retratar na selfie?

Provavelmente, em razão da presença dos policiais, ela estava tentando retratar uma manifestação, um cerco de policiais a um acontecido ou a um protesto.

Professor, aceitar outras respostas para essa questão, desde que as possibilidades apontadas pelos alunos tenham algum tipo de ligação com o cenário apresentado.

b) As selfies 1 e 2 teriam o mesmo propósito se fossem postadas em uma rede social? Por quê?

Não. A imagem 1 representa um casal apaixonado, portanto, sua postagem, de natureza mais descontraída, poderia ter a finalidade de informar publicamente um namoro ou uma declaração de amor, entre outras possibilidades. De forma diferente, a imagem 2 pode representar o acompanhamento de uma manifestação, veiculando um conteúdo de natureza crítica, opinativa.

c) É possível dizer que, na imagem 3, por ser um cartum, texto que geralmente é usado para criticar e/ou ironizar uma situação ou um acontecimento, houve uma crítica estabelecida? Justifique sua resposta.

Sim, houve uma crítica ao excesso de exibicionismo proporcionado pela popularidade das selfies.

Tal mensagem é construída pelo cartunista na sugestão irônica de que, se essa prática existisse em outras épocas, haveria a exposição dos acontecimentos mais inusitados, como o nascimento de Jesus Cristo, uma data religiosa e considerada reservada, sagrada para muitas pessoas.


2 Comentários

Postar um comentário