O texto a seguir é um miniconto. Será possível narrar uma história usando tão poucas palavras? Leia o título do miniconto. Sobre o que você acha que ele vai tratar?

Após levantar algumas hipóteses sobre a história, leia o texto para saber se a sua opinião está ou não correta.

Multimimdia

Tô jogando Battlefield com o Marcelo na internet, teclando com a Angélica no messenger, falando com o Didi no skype, pegando o maior tédio num chat, olhando um filme de terceira na tv a cabo, ouvindo meu MP3 player... tudo ao mesmo tempo. 

Ah, e além disso, lendo um livro de minicontos, o que me inspirou a dar uma de escritor e escrever este aqui. O quê? Não ficou bom? Mas por quê?

BRASILIENSE, Leonardo. Adeus conto de fadas:(minicontos juvenis). Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013. p. 26.

1. Você já tinha lido uma história com uma extensão como essa? Havia achado interessante? Por quê? Comente sua opinião com os colegas e o professor.

Resposta pessoal. Atividade oral.

2. O assunto de que o miniconto trata é semelhante ao que você imaginou antes da leitura? Comente.

Resposta pessoal.

3. O título do miniconto “brinca” com outra palavra utilizada no meio digital.

a) Qual é essa palavra?

Trata-se da palavra “multimídia”.

b) Leia os dois verbetes de dicionário a seguir e assinale aquele que se refere ao significado

da palavra identificada na atividade anterior.

(X) • substantivo feminino

[...]

2 Rubrica: informática.

Técnica para apresentação de informações que recorre simultaneamente a diversos meios de comunicação, mesclando texto, som, imagens fixas e animadas.

3 Rubrica: meios de comunicação.

Uso de meios de expressão de tipos diversos em obras, p. ex., de teatro, vídeo, música, performances etc.

(  ) • substantivo feminino

1 Característica do que é público.

2 Rubrica: publicidade.

Arte, ciência e técnica de tornar (algo ou alguém) conhecido nos seus melhores aspectos, para obter aceitação do público.

3 Rubrica: publicidade.

Divulgação de matéria jornalística, ger. por encomenda de uma empresa, pessoa, instituição etc., por qualquer veículo de comunicação.

[...]

INSTITUTO Antônio Houaiss. Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa 1.0. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

c) Agora, identifique a que palavra se referem os significados do verbete que você não assinalou como resposta na atividade anterior.

Trata-se da palavra “publicidade”. Caso seja necessário, auxiliar os alunos a identificar a resposta, explorando com eles os significados apresentados.

d) Explique como foi formado o título do miniconto e qual é a “brincadeira” que ele faz com a palavra que você identificou na atividade A.

O título é formado pelo prefixo “multi” e pelas palavras “mim” e “dia”, fazendo uma clara referência à palavra “multimídia” (que se refere a um conjunto de meios de comunicação). A brincadeira consiste em mostrar uma característica do narrador (representado pela palavra “mim”), que consegue realizar diversas atividades ao mesmo tempo (o que é representado pelo prefixo “multi”) no dia a dia (período representado por “dia”).

A sílaba tônica e a pronúncia de “Multimimdia”, bem como o uso de itálico interno e o incomum “m” antes do “d” no original do autor, são explorados na subseção Explorando a linguagem.

e) O próprio narrador do miniconto emprega uma expressão para confirmar como realiza todas as atividades citadas. Identifique e transcreva essa expressão.

A expressão é “tudo ao mesmo tempo”.

4. No miniconto, são citadas atividades somente possíveis de serem realizadas por meio de um dispositivo conectado à internet.

a) Quais são essas atividades?

Jogar Battlefield, teclar com uma pessoa via Messenger, conversar via Skype e chat.

b) Você realiza alguma dessas atividades? Quais? Em caso negativo, que atividades realiza por meio da internet?

Resposta pessoal.

O objetivo dessa questão é possibilitar que os alunos verifiquem as atividades que realizam por meio da internet e promover uma reflexão sobre o quanto ela está presente na vida das pessoas no dia a dia. Se considerar conveniente, perguntar aos alunos como eles imaginam que fariam essas atividades sem a internet.

5. Que outras atividades, além das realizadas por meio da internet, o narrador do miniconto está realizando?

Ele está assistindo a um filme na TV a cabo, ouvindo o MP3 player e lendo um livro de minicontos.

6. Em sua opinião, é possível que uma pessoa realize todas essas atividades ao mesmo tempo e tenha bom aproveitamento de cada de uma delas? Justifique sua resposta.

Resposta esperada: É muito difícil que uma pessoa consiga realizar tantas atividades de uma única vez e tenha bom aproveitamento, pois se trata de atividades que requerem atenção e dedicação para que sejam bem realizadas. Como a pessoa está fazendo tudo ao mesmo tempo, não é possível se dedicar a nenhuma delas de forma adequada.

7. Qual é a provável intenção do narrador ao evidenciar que realiza tantas atividades ao mesmo tempo utilizando recursos tecnológicos?

Possível resposta: Mostrar o quanto a tecnologia está presente no dia a dia das pessoas, envolvendo-as das mais diferentes maneiras.

8. Em um momento, o narrador da história comenta como está indo sua conversa por meio de um chat. Como ele se sente em relação a essa conversa?

Sente-se entediado.

9. O narrador também menciona que está lendo um livro de minicontos e que essa leitura causou nele uma reação.

a) Que reação foi essa?

A leitura o inspirou a “dar uma de escritor” e a escrever o miniconto que está narrando.

b) Por meio desse comentário, é possível afirmar que o narrador é um escritor? Que expressão empregada por ele confirma sua resposta?

Por meio da resposta, é possível concluir que o narrador não é um escritor, pois ele usa a expressão “dar uma de escritor”, confirmando que não é algo que geralmente faz.

c) Ao final da história, o narrador faz três perguntas. A quem elas são dirigidas? Que efeito o emprego dessas questões causa no texto? Explique.

As perguntas estão dirigidas ao leitor do texto. Elas criam um efeito de surpresa para o texto, pois, pela forma como a história vinha sendo narrada, o leitor não esperava que seria questionado, de modo a participar da narrativa.

d) Por meio dessas perguntas, vemos que o narrador tira uma conclusão a respeito da impressão que o leitor tem em relação ao miniconto. À qual conclusão ele chega? Para você, o que o teria levado a concluir isso?

Ele conclui que o leitor não teria gostado do miniconto. Resposta possível: Talvez porque ele não seja um escritor e tenha escrito o texto que o leitor está lendo e, por isso, não está certo de que o leitor tenha gostado, em virtude de sua inexperiência como escritor.

10. Pode-se afirmar que o texto lido é uma narrativa, pois apresenta os elementos básicos desse tipo textual: narrador, personagem, tempo, espaço e ações (enredo).

a) Quem é o personagem principal do miniconto “Multimimdia”? Que relação há entre o personagem e o narrador da história?

O personagem é o próprio narrador, que se diz o escritor da própria história.

b) Com relação ao espaço, não há informações claras de onde as ações ocorrem. No entanto, por meio das ações narradas, é possível ter uma noção desse espaço. Explique onde a história pode estar se passando, justificando com elementos do texto.

É bem possível que a história esteja se passando na casa do narrador-personagem pelas ações descritas, principalmente, a de que ele estava assistindo a um filme na TV a cabo.

c) Quanto ao tempo da narrativa, ele também não é especificado de forma clara, mas é possível identificar quando as ações do miniconto acontecem. Explique quando elas ocorrem e como é possível descobrir essa informação.

As ações ocorrem em determinado dia. É possível identificar essa informação pela referência no título (multi + mim + dia), que indica se tratar de ações realizadas em um dia e, também, pelas próprias ações desempenhadas pelo narrador-personagem.

11. O miniconto é um gênero textual que difere das demais narrativas pela forma como é construído. Releia o miniconto e comente algumas características que o tornam diferente de outras narrativas.

Trata-se de uma narrativa muito curta, construída em apenas um parágrafo, que mostra uma sequência de ações.

12. Observando o miniconto, é possível afirmar que essa narrativa

a) apresenta um mínimo de palavras, mas consegue mostrar explicitamente os fatos, esclarecendo ao leitor todo o contexto da história.

b) apresenta uma economia de recursos linguísticos, ou seja, é composto de poucas palavras, pequenos contextos e ações, e busca mais sugerir fatos, deixando que o leitor subentenda a história por meio do contexto.

Alternativa correta B

Após os alunos responderem à questão, explorar com eles o motivo pelo qual a outra alternativa não corresponde à resposta correta. Instigá-los a perceber que, apesar de indicar uma característica do miniconto – “apresentar um mínimo de palavras”–, esse gênero não mostra explicitamente todos os fatos que envolvem a construção da narrativa. Por exemplo, não deixa claro com quem o narrador dialoga e também por que não apresenta a resposta (diálogo) com esse interlocutor, levando o leitor a deduzir os fatos possíveis que se desenrolam com base nas questões explicitadas pelo narrador.

13. Outra característica do miniconto é o desfecho, geralmente finalizado de forma repentina, causando surpresa no leitor e convocando-o a fazer a sua interpretação. Releia o final do texto “Multimimdia” e explique como é o seu desfecho.

O miniconto é concluído com um comentário do narrador que escreveu o texto e, logo em seguida, lança três perguntas repentinas, que causam certa surpresa, e instigam o leitor a interpretá-las.

10 Comentários

Postar um comentário