Você já deve ter notado que, no universo do conhecimento, as informações podem ser sempre complementadas e que, para isso, são consultadas outras fontes. É o que vamos fazer a seguir: complementar as informações do verbete lido anteriormente.

Leia o verbete, retirado da Enciclopédia Britannica, que também trata da fotografia.



Fotografia

Introdução

A fotografia é uma imagem, em preto e branco ou em cores, obtida através de uma câmera fotográfica e registrada em um filme ou em outro material.

Utilização

A fotografia é uma forma de comunicação útil. Os fotógrafos registram informações sobre pessoas, lugares, objetos e eventos que as palavras, muitas vezes, não poderiam descrever.

Desde o século XIX, jornais e revistas estampam fotografias de pessoas e eventos importantes. Os anunciantes e as agências de propaganda usam fotografias para promover seus produtos. Cientistas, médicos e delegacias de polícia as utilizam para registrar informações importantes.

Além de ser um registro, a fotografia é uma forma de arte — muitos museus e galerias apresentam fotos criadas por artistas. Além disso, é um hobby popular. As pessoas costumam fotografar suas viagens, festas, aniversários, casamentos, nas- cimento de filhos e reuniões com amigos e familiares.

Como fotografar

As câmeras usadas pelos fotógrafos podem ser as tradicionais, que registram as imagens em filme, ou as digitais, que usam chips de computador.

O filme é um material fino e transparente, com um revestimento especial que sofre reações químicas quando exposto à luz que entra na máquina fotográfica. Essa reação cria uma imagem. A seguir, o fotógrafo tira o filme da câmera e, com o auxílio de produtos químicos, revela a imagem registrada na película. Esse processo, chamado revelação, dá origem a um negativo. No filme negativo, as partes escuras da imagem aparecem claras, e vice-versa. Depois, é preciso projetar uma luz através do negativo sobre um papel fotográfico, para se obter a cópia da foto em papel. Com um só negativo de uma fotografia é possível fazer muitas cópias dela.

Com os avanços tecnológicos na primeira década do século XXI, foram desenvolvidos novos aparelhos para tirar fotografias, como o tablet e o smartphone. Também apareceram novos aplicativos que ajudam a tirar e editar fotografias digitais de alta qualidade.

As câmeras digitais e as de celular não usam filme. Elas transformam as imagens em sinais elétricos que são armazenados em microchips, de onde podem ser transferidas para o computador. Se o computador estiver conectado a uma impressora, as fotos podem ser impressas em casa ou levadas a um laboratório e copiadas em papel fotográfico.

Existem dispositivos nas máquinas fotográficas que permitem controlar a criação da imagem. O obturador controla a quantidade de luz que entra, permitindo ao fotógrafo criar alguns efeitos. A objetiva, que foca os feixes de luz, também pode variar. Uma objetiva especial, chamada grande angular, tem um ângulo visual maior do que a objetiva normal, enquanto a teleobjetiva permite aproximar objetos distantes.

História

O francês Louis Daguerre fez uma das primeiras fotografias em 1837, registrando, com sua câmera, imagens sobre placas metálicas chamadas daguerreótipos. O principal problema era que essas placas não permitiam que fossem feitas cópias da imagem original.

Poucos anos depois, o cientista britânico William Henry Fox Talbot inventou a imagem em negativo, que permitia a impressão de várias cópias em papel. Esse é o método usado até hoje.

As primeiras fotografias eram difíceis de tirar, porque as câmeras eram grandes, pesadas e registravam as imagens em placas rígidas, não em filmes. No fim do século XIX, o inventor George Eastman criou o filme flexível e uma câmera pequena e simples, tornando a fotografia mais acessível.

Até 1907, quando foi criado o filme colorido, todas as fotos eram em preto e branco. O filme preto e branco instantâneo surgiu em 1947 e era usado em uma máquina fotográfica especial, chamada Polaroid. A imagem era revelada em poucos minutos, assim que o filme era retirado da câmera. Em 1963 surgiu o filme Polaroid colorido. As câmeras digitais só foram criadas na década de 1990.

BRITANNICA escola. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208>. Acesso em: 6 jan. 2018.

1. O texto que você acabou de ler é, também, um verbete de enciclopédia, gênero que se presta à construção do conhecimento formal e à propagação de informações. Sobre esse texto, responda ao que se pede.

a) Além do verbete de enciclopédia, você conhece algum outro tipo de verbete? Em caso de resposta afirmativa, em que suporte você já se deparou com um verbete?

Resposta pessoal. Sugestão de resposta: De modo geral, os verbetes circulam nas enciclopédias e nos dicionários, tanto no meio impresso como digital. No entanto, há revistas que apresentam verbetes. Às vezes, textos literários trazem verbetes para explicação de alguma coisa, etc.

b) Observe o verbete lido e comente como ele foi estruturado.

O verbete lido apresenta um título principal, que nomeia o objeto de definição, alguns subtítulos, que são acompanhados de textos explicativos em relação a cada item e uma imagem (fotografia) que acompanha cada subtítulo.

Professor, como as próximas questões compreendem fatores próprios da estrutura do gênero verbete de enciclopédia, seria interessante que a atividade fosse realizada com a sua ajuda e com a interação entre todos os alunos.

2. Será que todos os verbetes se apresentam dessa mesma forma? Explique sua conclusão a esse respeito.

Resposta pessoal. Professor, apesar de a resposta ser pessoal, espera-se que os alunos respondam que não. Os verbetes de dicionário, por exemplo, apresentam definições mais objetivas e diretas, trazem algumas especificidades da língua portuguesa em relação à palavra destaque do verbete, não apresentam subdivisões e, geralmente, não são ilustrados.

3. Sobre a estrutura do verbete, responda às questões a seguir.

a) Como o verbete está organizado?

Após a entrada, o texto é subdividido em itens, introduzidos por subtítulos.

b) Nos textos que seguem cada subtítulo, qual é o tempo verbal e a pessoa do discurso usados em cada um deles? Explique sua resposta.

Em todas os subtítulos, com exceção do item “História”, o tempo empregado foi o tempo presente do modo indicativo. Em “História”, o tempo usado foi o pretérito. Em relação à pessoa do discurso, em todo o texto foi usada a 3ª- pessoa.

4. Tendo como base a sua resposta do exercício anterior, pense a respeito das seguintes questões e levante hipóteses.

a) Por que o emissor do texto optou pela pessoa do discurso identificada?

Sugestão de resposta: O uso da 3ª- pessoa confere, ao verbete, um gênero em que não há identificação de autor, a ideia de imparcialidade e de impessoalidade.

b) Por que se optou pelos tempos verbais encontrados no texto?

Sugestão de resposta: O uso do tempo presente exprime uma ideia de validade permanente às informações apresentadas. Já o pretérito, na seção “História”, foi empregado por contemplar uma informação passada, que aconteceu em outra época, diferentemente das outras informações que se fazem valer como universais, independentemente do tempo em que aconteceram.

5. Assim como em outros gêneros textuais, a escolha das palavras no verbete de enciclopédia é de extrema importância, já que se trata da construção de um texto que apresenta uma informação e/ou um conhecimento que precisa ser especificado e, ainda, divulgado. Sabendo disso, releia este excerto extraído do verbete Fotografia.

Desde o século XIX, jornais e revistas estampam fotografias de pessoas e eventos importantes.

O vocábulo estampam (estampar) apresenta como sinônimos, ou seja, palavras que têm o mesmo significado ou significado semelhante, as seguintes possibilidades: “imprimem”, “desenham”, “marcam”, “representam”, “mostram”, etc. Qual desses sinônimos de “estampar” poderia ser usado sem prejuízo de sentido ao trecho destacado? Por quê?

O vocábulo mostrar, pois é o único que se encaixa no contexto, mantendo o sentido de que, desde o século XIX, os jornais e as revistas apresentam, como parte de sua estrutura, a exibição de fotografias de pessoas e de eventos importantes.

6. Ainda considerando os vocábulos utilizados ao longo do verbete Fotografia, observe as palavras destacadas neste período:

No fim do século XIX, o inventor George Eastman criou o filme flexível e uma câmera pequena e simples, tornando a fotografia mais acessível.

Que alternativa apresenta apenas palavras antônimas, isto é, com sentidos opostos, que alterariam completamente o sentido do trecho? Assinale a alternativa correta.

a) término, versátil, grande, complexa, inacessível.

b) começo, adaptável, ínfima, complexa, inalcançável.

c)  começo, duro, grande, complexa, inacessível.

Alternativa C

1 Comentários

Postar um comentário