Leia o texto “Histórias para o rei”, de Carlos Drummond de Andrade, para resolver os exercícios desta tarefa.



Histórias para o rei

Nunca podia imaginar que fosse tão agradável a função de contar histórias, para a qual fui nomeado por decreto do Rei. A nomeação colheu-me de surpresa, pois jamais exercitara dotes de imaginação, e até me exprimo com certa dificuldade verbal. Mas bastou que o Rei confiasse em mim para que as histórias me jorrassem da boca à maneira de água corrente. Nem carecia inventá-las. Inventavam-se a si mesmas.

Este prazer durou seis meses. Um dia, a Rainha foi falar ao Rei que eu estava exagerando. Contava tantas histórias que não havia tempo para apreciá-las, e mesmo para ouvi-las. O Rei, que julgava minha facúndia uma qualidade, passou a considerá-la defeito, e ordenou que eu só contasse meia história por dia, e descansasse aos domingos. Fiquei triste, pois não sabia inventar meia história. Minha insuficiência desagradou, e fui substituído por um mudo, que narra por meio de sinais, e arranca os maiores aplausos.

ANDRADE, Carlos Drummond. A cor de cada um. 13. ed. Rio de Janeiro: Record, 1997. p. 28-29.

1. Mesmo sendo um contador de histórias, o narrador assume que não acreditava ter habilidades para essa prática. Explique por que ele pensava dessa forma.

O narrador acreditava que não tinha imaginação e até achava que se expressava com certa dificuldade.

2. Mesmo diante desse pensamento, o narrador acabou descobrindo que tinha habilidade para contar histórias. Que acontecimento o fez mudar de ideia?

A nomeação dele, feita pelo rei, como contador de histórias do reino.

3. Releia este trecho extraído do texto.

Mas bastou que o Rei confiasse em mim para que as histórias me jorrassem da boca à maneira de água corrente. Nem carecia inventá-las. Inventavam-se a si mesmas.

Explique o que o narrador quis dizer nesse trecho.

A partir do momento em que o narrador foi nomeado pelo rei como contador de histórias, ele não precisou mais se preocupar com essa habilidade, pois as histórias surgiam sem problema algum, uma atrás da outra.

4. Copie do texto dois exemplos de oração coordenada sindética explicativa.

“pois jamais exercitara dotes de imaginação” e “pois não sabia inventar meia história”.

5. Classifique as orações destacadas do período a seguir.

Minha insuficiência desagradou, e fui substituído por um mudo, que narra por meio de sinais, e arranca os maiores aplausos.

Oração coordenada assindética e oração coordenada sindética aditiva.

1 Comentários

Postar um comentário