Leia as propagandas a seguir, da empresa Hortifruti, que atua no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.


As propagandas que você acabou de ler fazem parte de um tipo de campanha publicitária que apostou em uma tática inusitada para tentar convencer o destinatário a consumir os produtos anunciados.

1. Essas propagandas combinam o texto verbal e o texto não verbal para criar um certo impacto.

Qual foi a tática usada para encantar e para convencer o leitor a consumir os produtos anunciados?

Essas propagandas usaram nomes de filmes, fazendo uma associação entre os filmes escolhidos e os produtos anunciados, de uma forma bem-humorada, a fim de que o leitor se divirta e perceba que os alimentos em questão são, de fato, “estrelas”, e que precisam ser levados para a casa dos consumidores.

Professor, neste momento, conversar com os alunos, levando-os a perceber que as propagandas fazem alusões a filmes, mesmo que seja pela indicação da referência. Mostrar a importância do conhecimento de mundo e da atenção a todos os detalhes para a realização de uma leitura plena dos textos.


2. Explique que relação se pode estabelecer entre as imagens e o texto verbal.

Nesse contexto, as imagens (os produtos anunciados) representam os protagonistas dos filmes que são referenciados nas propagandas. Eles são a grande estrela e, de fato, os protagonistas da situação, mostrando-se serem indispensáveis. E essa ideia é reforçada pelo texto verbal, que confirma e complementa a ideia de que são produtos diferenciados, verdadeiras “estrelas” do mundo das hortaliças, dos legumes e das frutas. Do mesmo modo que gêneros como o artigo de opinião e o editorial, por exemplo, a propaganda tem por finalidade convencer o leitor, ou seja, conquistar a adesão dele.

3. De que forma as propagandas da Hortifruti procuram persuadir o seu público-alvo, convencendo-o a consumir os produtos apresentados? Justifique a sua resposta.

Nesse caso, a estratégia utilizada é associar os produtos da Hortifruti a grandes nomes de filmes, sempre por meio de uma imagem significativa e de um texto representativo que associem o produto ao filme escolhido. E é lógico, com uma tonalidade discursiva centrada no humor, efeito que agrada e leva o leitor a pensar no consumo dos produtos anunciados.

4. Releia estas frases retiradas dos textos: “Este tempero vai levar você aos céus”,

“Como resistir à beleza desta grande estrela da Hortifuriti?” e “Ele voltou mais maduro e ainda melhor”.

a) No primeiro exemplo, “Este tempero vai levar você aos céus”, há predomínio da linguagem conotativa ou denotativa? Comente.

Ao afirmar que o tempero anunciado levará o consumidor “aos céus”, o anunciante declara que o tempero é tão bom, que proporcionará uma experiência incrível, um sabor maravilhoso às comidas em que ele for acrescentado. Dessa forma, a linguagem empregada é conotativa.

b) Em “Como resistir à beleza desta grande estrela da Hortifruti?”, o vocábulo estrela está sendo empregado em que sentido? Explique, considerando as possibilidades de acepções que essa palavra tem.

Nesse contexto, o vocábulo “estrela” está sendo usado em seu sentido figurado, pois representa o “artista principal” da produção a que a propaganda se refere.

c) No excerto “Ele voltou mais maduro ainda”, é possível afirmar que o termo destacado apresenta mais de um sentido? Comente sua resposta.

Sim, é possível afirmar que o termo destacado apresenta mais de um sentido, pois o modo como a frase foi escrita leva-nos a pensar em “maduro” no sentido de não estar “verde”, uma característica do fruto a que o texto faz referência, ou em “maduro” no sentido de estar mais velho, completamente formado em seu caráter, mais prudente.

5 No trecho, “Ela foi testemunha da qualidade Hortifruti”, observe a palavra destacada.

a) Procure em um dicionário e escreva os significados possíveis para essa palavra.

Sugestão de resposta: Testemunha – quem presencia um fato qualquer; quem é chamado ou convocado para depor em uma investigação; pessoa presente em uma transação ou cerimônia para atestar a ocorrência do fato.

b) Em que sentido essa palavra foi usada na oração analisada? Explique, utilizando a pista apresentada pela propaganda.

Nessa frase, o vocábulo foi usado no sentido de ser alguém que presenciou um fato qualquer, no caso, o destaque e a qualidade dos produtos da Hortifruti. Isso pode ser comprovado em função de, no texto não verbal, a personagem berinjela estar “segurando” um binóculo, aparelho que permite que se observe algo a distância.

6 Pesquise, troque ideias com os colegas e com o professor e responda: Quais são os nomes originais dos filmes que foram referenciados nas propagandas analisadas?

Os nomes dos filmes são: “O auto da compadecida”, “Moulin Rouge”, “Rambo IV” e “Janela indiscreta”.

7. O que você achou do estilo das propagandas da empresa Hortifruti? Elas conseguiram convencê-lo de que os produtos dessa empresa são bons? Justifique sua resposta.

Resposta pessoal.

Professor, neste momento, conversar com os alunos para que eles, ao responder a essa última pergunta, considerem os recursos utilizados pela propaganda e o efeito que esses recursos produziram no contexto criado.


1 Comentários

Postar um comentário