Partidos políticos — origem: da desconfiança à consolidação da democracia

Renato Cancian

O surgimento e a posterior evolução _______ partidos políticos estão relacionados desenvolvimento do sistema político democrático e à conquista – e consequente extensão  _______ direitos políticos a todos os cidadãos adultos.

É sempre importante lembrar que a democracia moderna está fundamentada _______ princípio de participação dos cidadãos a partir da escolha de representantes políticos. Estes, por sua vez, se encarregam de tomar as decisões que dizem respeito aos interesses coletivos ou públicos da sociedade, conformando o que chamamos de governo representativo.

Os partidos políticos, porém, não foram criados no mesmo momento em que surgiu o governo representativo. Nos primórdios dos processos eleitorais, apenas uma pequena parcela de cidadãos tinha o direito _______ eleger representantes. E as eleições, de modo geral, se limitavam à escolha ________ representantes para os parlamentos ou câmaras legislativas.

Naquela época, os candidatos não se vinculavam a nenhuma organização política formal e nem mesmo legalmente constituída. Na Inglaterra do século 16 (país de antigas tradições parlamentares), por exemplo, existiam apenas comitês eleitorais – e não partidos.

Rousseau, Washington e Hume

É possível afirmar que, no período histórico anterior ao século 19, qualquer referência a alguma associação política de tipo partidária era vista com desconfiança e, até mesmo, reprovação por parte dos teóricos e filósofos políticos (Rousseau, por exemplo) e até mesmo alguns governantes (dentre eles, George Washington).

Questionava-se muito a capacidade de qualquer agremiação ou partido político representar os interesses gerais do povo. Havia uma desconfiança geral, porque era crença comum que os partidos políticos desvirtuariam a democracia representativa, pois eram vistos como a expressão de interesses particulares de determinados grupos sociais, em detrimento da maioria.

Essa preocupação perdurou por décadas, mesmo depois das revoluções burguesas na Europa ou da independência dos Estados Unidos. Não obstante, no transcurso do século 19 ocorreu uma acentuada e contínua diversificação na complexidade das atividades governamentais. Esse processo também foi acompanhado pela democratização gradual do poder político.

A partir de então, num curto período de tempo, os partidos políticos não só foram aceitos, mas também considerados como organizações políticas essenciais para a democracia representativa. Entre os pensadores e filósofos políticos que contribuíram para legitimar a existência dos partidos políticos estão David Hume e Edmund Burke.

CANCIAN, Renato. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/partidos-politicos-origem-da-desconfianca-a-consolidacao-da-democracia.htm>. Acesso em: 22 dez. 2017.

1. Leia o texto e complete as lacunas com as preposições adequadas, conforme a regência nominal estabelecida pela norma-padrão da língua.

Dos, ao, dos, no, de, de.

2. Identifique e transcreva os termos regentes e os termos regidos dos excertos a seguir.

a) “É possível afirmar que, no período histórico anterior ao século 19, qualquer referência a alguma associação política [...]”

Termo regente: anterior e termo regido: século 19; termo regente: referência e termo regido: alguma associação política.

b) “[...] era crença comum que os partidos políticos desvirtuariam a democracia representativa, pois eram vistos como a expressão de interesses particulares [...]”

Termo regente: expressão e termo regido: interesses particulares.

c) “Não obstante, no transcurso do século 19 ocorreu uma acentuada e contínua diversificação na complexidade das atividades governamentais.”

Termo regente: diversificação e termo regido: complexidade das atividades governamentais.

d) “A partir de então, num curto período de tempo, os partidos políticos não só foramaceitos, mas também considerados como organizações políticas essenciais para a democracia representativa.”

Termo regente: considerados e termo regido: organizações políticas essenciais.

3. De acordo com o texto, qual é a definição de democracia moderna e qual é o papel dos políticos em nosso país?

Segundo o texto, a democracia moderna consiste na participação efetiva dos cidadãos na escolha de representantes políticos, e estes são os responsáveis por tomar as decisões que dizem respeito aos interesses coletivos ou públicos da sociedade, ou seja, são os responsáveis pela defesa e pelo cuidado dos direitos dos cidadãos.

4. Explique o título “Partidos políticos – origem: da desconfiança à consolidação da democracia”, levando em consideração as ideias apresentadas.

Segundo o texto, o surgimento e a posterior evolução dos partidos políticos estão relacionados ao desenvolvimento do sistema político democrático e à conquista dos direitos políticos por todos os cidadãos adultos. No princípio, apenas uma pequena parcela de cidadãos tinha o direito de eleger, também, parte dos seus representantes. Somente a partir do século XIX é que começou a acontecer a democratização do poder político. E a partir daí, os partidos políticos passaram a ser aceitos e até considerados essenciais para a existência de uma democracia.

5. Releia este trecho e faça o que se pede.

Entre os pensadores e filósofos políticos que contribuíram para legitimar a existência dos partidos políticos estão David Hume e Edmund Burke.

Procure o significado do vocábulo destacado no trecho e explique que sentido ele imprime ao contexto apresentado.

O vocábulo legitimar, segundo o dicionário, significa: “fazer reconhecer por autêntico um poder, um título, etc.; justificar: nada legitima uma ação má; conferir legitimidade a um filho natural por meio do casamento”. No contexto apresentado, o termo significa “fazer reconhecer como autêntico um poder”, que foi o que os filósofos políticos David Hume e Edmund Burke fizeram em relação aos partidos políticos: ajudaram a firmar a ideia de que eles eram necessários à sociedade.

1 Comentários

Postar um comentário