Leia o trecho a seguir, retirado da obra Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.

Este último passo acabou de desorientar completamente o Leonardo: ainda bem não tinham expirado as últimas notas do canto, e já, passando-lhe rápido pela mente um turbilhão de ideias, admirava-se ele de como é que havia podido inclinar-se por um só instante a Luisinha, menina sensaborona e esquisita, quando haviam no mundo mulheres como Vidinha. 

Decididamente estava apaixonado por esta última.

O leitor não se deve admirar disto, pois não temos cessado de repetir-lhe que o Leonardo herdara de seu pai aquela grande cópia de fluido amoroso que era a sua principal característica. Com essa herança, parece porém que tinha ele tido também uma outra, e era a de lhe sobrevir sempre uma contrariedade em casos semelhantes. José Manuel fora a primeira; vejamos agora qual era, ou antes quem era a segunda.

Se o leitor pensou no que há pouco dissemos, isto é, que naquela família haviam três primos e três primas afoitos, e se agora acrescentarmos que moravam todos juntos, deve ter cismado alguma coisa a respeito. Três primos e três primas, morando na mesma casa, todos moços... não há nada mais natural; um primo para cada prima, e está tudo arranjado. Cumpre porém ainda observar que o amigo do Leonardo tomara conta de uma das primas, e que desse modo vinha a haver três primos para duas primas, isto é, o excesso de um primo. À vista disto o negócio já se torna mais complicado. Pois para encurtar razão, saiba-se que haviam dois primos pretendentes a uma só prima, e essa era Vidinha, a mais bonita de todas; saiba-se mais que um era atendido e outro desprezado: logo, o amigo Leonardo terá desta vez de lutar com duas contrariedades em vez de uma.

ALMEIDA, Manuel Antônio de. Mem—rias de um sargento de mil’cias. 24. ed. São Paulo: Ática, 1995. p. 101-102. (Adaptado.)

👉🏻Fique ligado, este Blog tem um BANCO DE QUESTÕES DE MOVIMENTOS LITERÁRIOS 👈🏻 


1. Releia:

“Este último passo acabou de desorientar completamente o Leonardo: ainda bem não tinham expirado as últimas notas do canto, e já, passando-lhe rápido pela mente um turbilhão de ideias, admirava-se ele de como é que havia podido inclinar-se por um só instante a Luisinha, menina sensaborona e esquisita, quando haviam no mundo mulheres como Vidinha. Decididamente estava apaixonado por esta última.” O que o trecho lido expõe em relação ao protagonista Leonardo?

O trecho lido explicita os sentimentos do protagonista Leonardo que, ao conhecer Vidinha, percebe que sua paixão anterior, Luisinha, era insignificante, e que, na verdade, ele não estava apaixonado por Luisinha, mas sim por Vidinha, mulher interessante e totalmente diferente de Luisinha.

2. O interesse de Leonardo por Vidinha acontece de forma espontânea e natural, em função do caráter do personagem: era um galanteador e um enamorado nato. De quem Leonardo recebera esses atributos? Comprove a sua resposta com um trecho do texto.

Leonardo recebera essas características do pai: “[...] Leonardo herdara de seu pai aquela grande cópia de fluido amoroso que era a sua principal característica”.

3. É possível afirmar que no trecho “José Manuel fora a primeira” há um desvio na concordância nominal, porque o adjetivo primeira deveria estar no masculino para concordar com José Manuel? Explique a sua resposta.

Não há um desvio gramatical no trecho, no que diz respeito à concordância nominal, pois o termo está relacionado à palavra “contrariedade”, que é apresentada no período anterior.

4. No excerto “[...] naquela família haviam três primos e três primas afoitos [...]”, a concordância do adjetivo afoitos está correta? Justifique a sua resposta, apresentando a regra de concordância nominal que se enquadra nesse contexto.

A concordância do adjetivo afoitos está correta, pois o adjetivo, na função de adjunto adnominal, posposto a substantivos de gêneros diferentes, pode concordar com todos, sendo apresentado no masculino plural. No caso, afoito concorda com “primos” e “primas”, sendo viável o adjetivo afoitos na sequência.

1 Comentários

Postar um comentário